Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 17 de Setembro de 2015

Everton e Sandro Bola assinam convênio para destinação correta de pneus

Prefeitos de Agudos e Piratininga iniciam políticas sustentáveis para preservação e defesa do meio ambiente

Everton e Sandro Bola assinam convênio para destinação correta de pneus

Na tarde da última quarta-feira, 16, o prefeito de Agudos, Everton Octaviani, recebeu em seu gabinete o chefe do Executivo de Piratininga, o prefeito Carlos Alessandro Franco Borro de Mattos, o Sandro Bola. Na ocasião, os prefeitos celebraram termo de convênio entre os municípios para a destinação correta de pneus inservíveis.

Preocupados com a manutenção e preservação do meio ambiente, Everton e Sandro assumiram compromisso de retirada, armazenamento e descarte correto de pneus de passeio e carga. Consta ainda no acordo, que a Prefeitura de Piratininga ficará responsável pelo transporte desses materiais para o armazenamento em um depósito em Agudos. Posteriormente a empresa Reciclanip ficará responsável pela retirada dos pneus e seu descarte correto.

De acordo com o prefeito Everton, o convênio acontece em um momento importante onde o debate sobre a preservação do meio ambiente está mais intensificado pela sociedade. "Nós sabemos que a preservação do meio ambiente é uma questão de educação e cuidados, a sociedade já aderiu a esta causa. Nós do Poder Público, temos o dever de preservar nosso planeta, e com ações e políticas preventivas, amenizamos os impactos sofridos pela natureza. É uma iniciativa importante que irá unir forças em nossas cidades em defesa do meio ambiente", afirmou Everton.

Já o prefeito Sandro Bola, diz que a iniciativa é importante para a conscientização da população. "É uma parceria muito importante para a destinação desses pneus. Os dois municípios têm muita preocupação com o meio ambiente e por isso iniciamos esta tarefa. Este trabalho serve como incentivo e conscientização aos moradores de Piratininga. Quero agradecer ao prefeito Everton e ao município de Agudos, que é uma cidade coirmã da nossa", disse. Ele contou ainda que a prefeitura tem desenvolvido outras ações de preservação do meio ambiente, como parceria com a Sabesp para o recolhimento e descarte correto de óleo de cozinha, convênio com o município de Bauru que irá fornecer 100 mudas de árvores nativas para o plantio em diversas regiões de Piratininga, além da licença junto à Cetesb para adequação do aterro sanitário. "Estaremos também em breve iniciando a coleta seletiva de lixo em nossa cidade", destaca Sandro.

Entenda

O termo funciona da seguinte forma: Ambos os municípios ficam responsáveis pelo recolhimento de pneus usados e inservíveis. No caso de Piratininga, a prefeitura recolhe o material, armazena em espaço apropriado - coberto e protegido da chuva -, e depois transporta os pneus para o deposito que fica em Agudos.

Por sua vez, o município de Agudos também faz a recolha do material e o armazena no depósito. A empresa Reciclanip fica responsável por coletar o material e fazer o descarte correto.

O convênio já está em vigor e funcionará enquanto a Prefeitura de Agudos estiver conveniada a Reciclanip