Saúde - Quinta-feira, 21 de Janeiro de 2016

Defesa Civil fará conscientização contra Aedes Aegipty neste sábado

Organização irá percorrer o Jardim Santa Angelina recolhendo materiais que possam acumular água; Controle de Vetores irá auxiliar na ação

Defesa Civil fará conscientização contra Aedes Aegipty neste sábado

A Defesa Civil de Agudos, realiza neste sábado, 23, uma campanha de conscientização e combate ao mosquito Aedes Aegipty. O órgão contará com o apoio da Secretaria de Saúde (Controle de Vetores), clubes de serviço, igrejas e Secretaria de Obras. A ação será realizada inicialmente no Jardim Santa Angelina, mas irá percorrer toda a cidade nos próximos meses.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil, Osmar Donizete Jandreiche, a ação é uma organização da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Todas os municípios paulistas e estados da federação terão que se organizar para combater o mosquito.

"Nós estamos organizando esta ação com a ajuda de parceiros para conscientizar os moradores da nossa cidade e combater o mosquito. Sabemos que o Controle de Vetores do nosso município já tem uma atuação muito forte no combate à dengue, e agora iremos unir forças para ajudar a efetivar e auxiliar no combate", disse Osmar Jandreiche.

O prefeito Everton Octaviani também falou sobre a importância da campanha. "É momento de unirmos a sociedade civil para combater o Aedes Aegipty. Não podemos mais ser reféns deste mosquito, temos que conscientizar a todos. Esta parceria com a Defesa Civil e demais órgãos, é de extrema importância para o combate", afirmou.

Aedes transmite três tipos de doenças perigosas

Dengue, chikungunya e zika são três vírus que estão circulando ao mesmo tempo no Brasil, colocando a saúde pública em alerta. As são transmitidas pelo mesmo vetor, o mosquito Aedes aegypti. Embora apresentem sinais clinicamente parecidos, como febre, dores de cabeça, dores nas articulações, enjoo e exantema (rash cutâneo ou manchas vermelhas pelo corpo), há alguns sintomas marcantes que diferem as enfermidades. Caso o paciente apresente sintomas de dengue, deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

Neste mês, a Agência Nacional de Saúde (Anvisa) liberou a vacina contra a dengue, a DengVax. Por enquanto, o governo federal ainda estuda a possibilidade de oferta da vacina no sistema público de saúde.