Administração - Segunda-feira, 25 de Abril de 2016

Caixa já está liberando FGTS aos afetados pela chuva em Agudos

Trabalhador tem até 16 de junho para dar entrada no pedido de liberação; o benefício só será liberado aos moradores que tiveram o imóvel cadastrado pela Defesa Civil do município

Caixa já está liberando FGTS aos afetados pela chuva em Agudos

A Caixa Econômica Federal já iniciou os atendimentos aos trabalhadores que tiveram seu imóvel afetado pelas chuvas de janeiro deste ano. O banco irá disponibilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), aos donos de residências cadastradas pela Defesa Civil. De acordo com a Prefeitura de Agudos, os estragos causados pela chuva, somam mais de R$ 13 milhões.

No início do mês de abril, o Governo Federal homologou o estado de Calamidade Pública, decretado pelo prefeito Everton Octaviani após as chuvas do dia 12 de janeiro. O Governo do Estado também já havia feito a homologação do pedido.

Com o forte temporal, casas foram alagadas, ruas foram afetadas - com rompimento de asfalto e buracos -, postes de iluminação pública foram danificados e as pontes e estradas da zona rural ficaram interditadas. Mais de 38 pontes foram levadas pelas águas, o que prejudicou a vida de quem mora no campo.

A prefeitura e a Defesa Civil, se uniram e formaram grupos para fazer reconhecimento de áreas afetadas e também para documentar todos os estragos, com fotos, relatório de danos e mapeamento de áreas de risco. Todo o material elaborado, foi enviado ao Ministério da Integração Nacional e também à Defesa Civil.

Liberação do FGTS

De acordo com o Chefe da Defesa Civil, Osmar Donizete Jandreiche, a liberação do FGTS aos trabalhadores afetados, irá beneficiar famílias que perderam móveis, imóveis ou tiveram sua residência afetada. "Mais de 90 imóveis foram afetados pelas chuvas. São residências em várias regiões da cidade, onde a Defesa Civil precisou visitar e acompanhar cada caso. A liberação deste benefício, irá atender os moradores destes locais, que foram afetados e posteriormente cadastrados e documentados por nós", explica.

Para entrar com o pedido do benefício na Caixa Econômica Federal, o morador que teve seu imóvel afetado e não está cadastrado, precisa procurar a Defesa Civil do Município, para que a mesma faça a vistoria técnica no local. Para os moradores quer já estão cadastrados pelo órgão, a orientação é que procurem diretamente a Caixa.

A Caixa informa que é necessária a apresentação dos seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho e Comprovante de Residência (com o endereço do imóvel afetado e no nome do titular), original e cópia. O trabalhador tem até o dia 16 de junho para dar entrada no pedido de liberação.

O prefeito Everton Octaviani, disse que a liberação do benefício é mais uma forma de amenizar os danos causados pelo forte temporal. "Nós tivemos um temporal jamais visto em nosso município, uma catástrofe. A prefeitura tem feito sua parte na recuperação dos próprios públicos que foram afetados, ruas, pontes e estradas. Agora a liberação do FGTS, vai ajudar o trabalhador que precisa recuperar seu imóvel", disse.

Serviço

A sede da Defesa Civil, fica localizada no Terminal Rodoviário, ao lado da Guarda Patrimonial, no Centro. Já a Caixa Econômica Federal, fica na rua Treze de Maio, 320, também no Centro. O telefone do banco é o (14) 3261-8000.