Educação - Segunda-feira, 06 de Junho de 2016

Escola Móvel de Tecnologia do SESI está em Agudos

Caminhão que contém robôs, televisão 3D e outros instrumentos de aprendizado vai ficar na cidade por cerca de um mês; objetivo é estimular alunos da rede municipal a conhecerem mundo da ciência e tecnologia

Escola Móvel de Tecnologia do SESI está em Agudos

Agudos recebe durante todo o mês de junho a Escola Móvel do SESI do estado de São Paulo. O equipamento vai estar em frente ao Ginásio Municipal de Esportes, localizado ao lado do SESI. A iniciativa visa estimular alunos da rede municipal (1˚ ao 5˚ ano) a aprofundarem seus conhecimentos em ciência e tecnologia.

Neste verdadeiro ambiente de aprendizagem sobre rodas, serão desenvolvidas visitas monitoradas de cunhos informativo e experiencial com a utilização de kit de robótica educacional, softwares de programação e de simulação de circuitos eletrônicos, drones, impressoras 3D, robôs humanoides, entre outros.

A Escola Móvel de Ciência e Tecnologia do SESI é um projeto itinerante de ação educativa que beneficia educadores e educandos das escolas do SESI e das escolas conveniadas ao Sistema SESI de Ensino – Movimento do Aprender. O equipamento que está em Agudos é o primeiro deste gênero no Brasil.

Durante o período em que estiver na cidade, os próprios estudantes do SESI vão atuar como monitores dos alunos da rede municipal, trocando experiências e conhecimentos. A Escola Móvel também poderá ser acessada pela comunidade agudense, em datas a serem divulgadas posteriormente.

Na tarde do último dia 1˚ de junho, quarta-feira, uma reunião entre representantes do SESI, responsáveis pela Escola Móvel e pela secretaria de educação de Agudos definiram os últimos detalhes antes da abertura do espaço para os estudantes na próxima semana. O secretario Waldemir Rodrigues de  Melo aprovou a iniciativa e declarou que vai trabalhar para manter o caminhão educativo na cidade por mais de um mês. O local também poderá ser utilizado para oficinas de capacitação de professores da rede municipal a trabalharem conteúdos na área da informática.

O município de Agudos é conveniado ao Sistema SESI de Ensino há cerca de 4 anos. A Escola Móvel foi idealizada pelo presidente do SESI do estado de São Paulo, Paulo Skaf, e pelo superintendente da entidade, Walter Vicioni. Seu objetivo é ampliar as ações já desenvolvidas pela entidade paulista para disseminar conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática para crianças e jovens por meio da robótica.