Saúde - Quarta-feira, 07 de Agosto de 2019

Saiba mais sobre o sarampo e como se proteger

O sarampo é uma doença viral aguda, altamente contagiosa, que tem como sintomas febre, tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular). Pode evoluir com complicações em crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo desnutridas, em adultos maiores de 20 anos, em indivíduos com imunodepressão ou em condições de vulnerabilidade e gestantes.

Caso ocorra alguma manifestação clínica é necessário procurar o serviço de saúde mais próximo para avaliação médica. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, respirar, falar ou espirrar e que permanecem dispersas no ar, principalmente em ambientes fechados, como por exemplo creches, escolas, meios de transporte.

A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz contra o sarampo, protegendo também contra a rubéola e a caxumba.

Profissionais de saúde, de educação, população institucionalizada, estudantes (ensino fundamental, médio e superior), trabalhadores da construção civil, do setor de turismo, de aeroportos, mulheres puérperas e pós-abortamentos e viajantes deverão ser vacinados. É importante que o esquema vacinal esteja completo de acordo com a faixa etária recomendada pelo Programa Nacional de Imunizações.

A vacina é gratuita e está disponível em todas as salas de vacina do município e devem tomar crianças com 12 meses de idade, uma dose de tríplice viral ( sarampo, caxumba e rubéola); crianças com 15 meses de idade, uma dose de tríplice viral e varicela ou tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela); crianças e adultos até 29 anos de idade, duas doses de tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), e finalmente adultos de 30 anos e os nascidos a partir de 1960, devem tomar uma dose de tríplice viral.

Procure uma unidade de saúde mais próxima de casa e leve a Carteira de Vacinação para verificação.