Prefeitura de Agudos realiza Mutirão de Combate à Dengue

Saúde - Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2019


Prefeitura de Agudos realiza Mutirão de Combate à Dengue

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos, através dos setores de Vigilância Sanitária, Controle de Vetores e Agentes Comunitários, realiza no período de 14 de janeiro a 18 de fevereiro/2019, um Mutirão de Combate à Dengue. Ações de limpeza e atividades de orientação aos moradores serão feitas em todos os bairros, a fim de intensificar o trabalho de rotina dos agentes de Saúde.

É importante para a eficácia nos resultados de combate à Dengue que os moradores recebam bem os agentes de Saúde, pois a visita domiciliar e a inspeção nos quintais é fundamental, para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

A Prefeitura salienta que os agentes de Saúde devem estar devidamente uniformizados e identificados. Em caso de dúvidas, o morador deve ligar para o setor de Vigilância Sanitária/Controle de Vetores, no número 3262 2383.

O Setor de Vigilância Sanitária informa que nos últimos 03 meses (outubro a dezembro/2018) foram registrados 38 casos suspeitos de Dengue em Agudos e desse total, 32 casos foram confirmados e todos os casos são Autóctones, ou seja, adquiridos no próprio Município.

Para o enfrentamento desta situação, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Controle de Vetores, está intensificando as visitas casa a casa e nos pontos estratégicos e, onde os casos são confirmados está realizando o bloqueio com ação para eliminar água parada e realizando a nebulização.  Também foram realizadas ações educativas nas escolas e mobilização por meio das mídias e através de veículos de som a fim de alertar a população sobre os cuidados para eliminação dos criadouros e a importância da ação de nebulização. Outras ações estão sendo desenvolvidas pelos setores de Vigilância Epidemiológica na investigação e agilidade no tratamento dos casos suspeitos. Vigilância Sanitária com ações educativas, de orientação e autuação. Os PSFs com ações educativas e orientação. Além das ações desenvolvidas em parcerias com a Secretaria de Educação, Secretaria de Vias Públicas, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Obras e Secretaria de planejamento e Comunicação e o Mutirão de Combate à Dengue que começa neste dia 14 de janeiro/2019.

 

Confira abaixo, o cronograma semanal do Mutirão e fique atento sobre quando os agentes de Saúde estarão passando pelo seu bairro:

 

1ª SEMANA

De 14/01 a 18/01

Professor Simões, Jardim Bela Vista, Jardim São Vicente I e II, Jardim Santa Cândida, Jardim Maria Luisa.

 

2ª SEMANA

De 21/01 a 25/01

Jardim Vienense, Chácara Avato, Jardim Danúbio, Jardim Nilce, Núcleo Mario Campezato e Centenário Park.

 

3ª SEMANA

De 28/01 a 01/02

Parque Pampulha, Jardim Europa, Residencial Bem Viver e COHAB IV.

 

4ª SEMANA

De 07/02 a 11/02

Distrito Industrial, Santa Angelina, Jardim Cruzeiro, Jardim Canaã, Parque Esmeralda, Jardim Márcia I e II, Vila Honorina, Jardim Sant Anna, Vila Malvina e Centro.

 

5ª SEMANA

De 14/02 a 18/02

Centro, Santa Cecília, Jardim Eneida e Pavimentação

Prefeitura Municipal


AGUDOS