Espetáculo do Circuito Cultural em Agudos terá tradução em Libras

Cultura - Terça-feira, 04 de Junho de 2019


Espetáculo do Circuito Cultural em Agudos terá tradução em Libras

A Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Educação e Cultura apresenta o espetáculo “A Condessa e o bandoleiro”, atração artística que terá, pela primeira vez, a tradução simultânea pela Libras (Língua Brasileira de Sinais). Será no dia 15 de junho, no Teatro do Seminário Santo Antônio, a partir das 20h.

O espetáculo do grupo Cia Barracão Cultural faz parte do Circuito Cultural Paulista, que volta a Agudos e trata da história de uma condessa, que entediada com a vida de riqueza, decide atravessar a floresta em direção a um baile. No caminho, ela se encontrará com o temido bandoleiro Zé Facada, que a colocará diante de um novo mundo e mudará sua visão de si mesmo e dos outros.

 

 

Além da produção, a atração do “A Condessa e o bandoleiro” é a interpretação simultânea através da Libras, que acontece pela primeira vez em Agudos. Usada pela comunidade de surdos, a língua de sinais foi reconhecida em 2002, portanto, é uma língua oficial. Em 2005, foi regulamentada como disciplina curricular e, em 2007, a profissão de Intérprete/Tradutor foi oficializada. A língua de sinais não é universal, cada país tem a sua.

Em Agudos, a Prefeitura ampliou as aulas do curso de Libras, oferecido gratuitamente pelo terceiro ano seguido através da Secretaria de Educação e Cultura, e em 2019 atende o triplo de alunos. As aulas acontecem na escola Coronel Leite.

O curso básico abrange diversos conhecimentos, como interpretar expressões faciais e corporais, e gramática, além dos sinais propriamente ditos, o que permite a comunicação com deficientes auditivo e de fala.

Para o espetáculo do dia 15, os ingressos podem ser retirados gratuitamente na Secretaria de Educação e Cultura, que fica na avenida Sargento Andirás, 183. Informações pelo telefone 3262-1918.

 

Prefeitura Municipal


AGUDOS