Prefeitura de Agudos participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno por meio da Sala Aconchego

Saúde - Terça-feira, 06 de Agosto de 2019


Prefeitura de Agudos participa da Semana Mundial de Aleitamento Materno por meio da Sala Aconchego

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos promoveu, nesta segunda-feira, dia 5 de agosto, um café da manhã especial para marcar o início da Semana Mundial de Amamentação e o lançamento do Agosto Dourado, mês marcado pelo incentivo ao aleitamento materno.

Foram convidados casais cujas mães são ou foram atendidas pela Sala Aconchego, projeto da Prefeitura que incentiva e orienta sobre o aleitamento, e também médicos e outros profissionais. O objetivo em Agudos é fortalecer a rede que envolve as mulheres e despertar a consciência sobre a importância do aleitamento para a saúde dos bebês.

Segundo Camila Cirilo, enfermeira responsável pela Sala Aconchego, o objetivo é fortalecer a rede de atendimento às mães para que se sintam cada vez mais seguras na decisão de amamentar. Dessa rede, segundo ela, fazem parte os pais, familiares, amigos, profissionais de saúde, empresários, etc.

A semana de incentivo ao aleitamento é um evento mundial promovido em mais de 170 países, sempre na primeira semana de agosto. Em 2019, tem como tema “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação hoje e para o futuro”. O Agosto Dourado tem na cor dourada a referência ao padrão ouro de qualidade do leite materno, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade, por causas evitáveis, em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

A nutricionista Elza Bastos Cardozo, responsável pelo serviço de Nutrição da Secretaria de Saúde de Agudos, explica a importância do alimento para o crescimento e desenvolvimento dos bebês, mas também para a saúde das mães. “O leite materno possui anticorpos, que são células de defesas, fortalecendo o sistema imunológico contra vários tipos de infecções. Deve ser o único alimento até os seis meses de idade e deve complementar sua alimentação até no mínimo os dois anos ou mais. O leite materno é sempre forte, essencial e nutritivo. A amamentação, além de fortalecer o vínculo entre mãe e o bebê, diminui os riscos da mulher desenvolver anemia, osteoporose, doenças cardíacas, câncer de mama, de ovário, depressão e hemorragia pós-parto, além de ser um ato prazeroso e que aumenta a autoestima”.

Segundo a OMS e Unicef, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

 

BOX 1

Sala de Apoio ao aleitamento materno e Posto de Coleta de Leite Humano

 

Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. Esses são princípios seguidos no atendimento oferecido em Agudos, pela sala de apoio ao aleitamento materno.

Segundo a enfermeira chefe do serviço, Camila Cirilo, a promoção e apoio ao aleitamento materno não serão bem-sucedidos se não tiverem um olhar atento, abrangente, sempre levando em consideração aos aspectos emocionais, a cultura familiar. “Esse olhar necessariamente deve reconhecer a mulher como protagonista do seu processo de amamentar, valorizando-a, escutando-a e empoderando-a”.

Portanto, na sua avaliação, cabe ao profissional de saúde identificar e compreender o processo do aleitamento materno no contexto sociocultural e familiar e, a partir dessa compreensão, cuidar tanto da dupla mãe/bebê como de sua família. “É necessário informar a população sobre a importância de adotar uma prática saudável de aleitamento materno e que respeite o saber e a história de vida de cada mulher e que a ajude a superar medos, dificuldades e inseguranças. As mães que estão amamentando querem suporte ativo, inclusive emocional, bem como informações precisas, para se sentirem confiantes”.

O Posto de Coleta de Leite Humano é um serviço especializado, vinculado ao Banco de Leite Humano de Bauru e Associação Hospitalar de Agudos. Entre suas atividades estão, desenvolver ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, como programas de incentivo e sensibilização sobre a doação de leite humano; prestar assistência à gestante, puérpera, nutriz e lactente, na prática do aleitamento materno; preparar a gestante para a amamentação; elaborar medidas de prevenção de doenças e outros fatores que impeçam a amamentação ou a doação de leite humano ordenhado;  prestar orientações sobre autocuidado com a mama puerperal, cuidados ao amamentar, pega, posição e sucção, coleta e armazenamento do leite ordenhado no domicílio; executar as operações de controle clínico da doadora; coletar, armazenar e repassar o leite humano para o Banco de Leite Humano de Bauru, entre outras ações.

Prefeitura Municipal


AGUDOS