Fanfarra da "Velha Guarda" desfilará com mais de 120 integrantes em Agudos

Cultura - Quinta-feira, 03 de Setembro de 2015


Fanfarra da

Acontece em Agudos na próxima segunda-feira, 7, feriado da Independência do Brasil, o tradicional desfile cívico. A Prefeitura de Agudos está preparando uma verdadeira festa do patriotismo para receber a população e einstituições participantes. O evento será transmitido via internet, rádio e televisão, ao vivo. A novidade para este ano, está na fanfarra da "Velha Guarda", que desfilará com mais de 100 pessoas e é formada por integrantes que participaram das bandas no passado, além de novos - que ingressaram no grupo agora.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, 50 instituições irão desfilar no evento, que terá início às 8h30 e sairá da Praça Coronel Delfino - Praça da Matriz -, subirá pela rua Treze de Maio e terminará na avenida Sargneto Andirás, em frente a antiga Estação Sorocabana. Um palanque para as autoridades será montado na Praça Tiradentes. O espaço também abrigará as cabines de transmissão da rádio 87 FM de Agudos, além das bases operacionais  da Tv Prevê e da Alfa Media - equipe que transmitirá o desfile via YouTube. Quem abre o desfile é a Corporação Musical Maestro João Andreotti.

Uma das novidades deste ano é a nova composição da Fanfarra da Velha Guarda. De acordo com Luiz Henrique Danelon - mestre da fanfarra -, o grupo vem remodelado e vai surpreender. "Nós estamos nos preparando há meses para o desfile. A dedicação de cada participante trouxe motivação e aumentou nosso grupo, hoje formado por cerca de 120 pessoas. Quem for assistir irá presenciar um momento único na história da nossa cidade, tenho certeza que irá emocionar o público em geral", disse. Ele contou também que o grupo subirá a rua Treze de Maio, completamente uniformizado e com instrumentos diferenciados.

Luiz Cláudio Simão, é um dos integrantes da fanfarra e adaptou com a ajuda de amigos, um instrumento que será novidade para este ano. "Nós adaptamos um instrumento chamado tamborica para este desfile. O que ele traz de diferente é que ao invés de ficar estático, é preso ao corpo do músico e é capar de reproduzir 6 tamborins ao mesmo tempo, isso é muito utilizado em escolas de samba e dá um brilho diferente ao som da fanfarra", explicou Simão.

O prefeito Everton Octaviani conta que retomar o Desfile da Independência foi importante para a história de Agudos, mas também para incentivar os estudantes a conhecerem mais sobre a história do país e manter o patriotismo dentro da sala de aula. "Para nós é motivo de orgulho ver o emprenho e dedicação dos alunos e das escolas do nosso município com o desfile de 7 de Setembro. Relembrar a história, criar momentos cívicos e de patriotismo, é fundamental na formação dos nossos alunos, que são o futuro do país. O desfile sempre foi tradicional em nossa cidade, retomamos esse evento há três anos, e com certeza teremos nesta segunda-feira, o melhor desfile cívico do interior", afirma.

Nas escolas

Para acrescentar ainda mais no "mês da pátria", a Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Agudos produziu a terceira edição do gibi "Turma do Dinho". As ilustrações contam uma história reduzida da independência do país, e faz um convite aos alunos da rede municipal e seus familiares. O material foi entregue aos mais de 4 mil alunos da rede.

Serviço

O desfile de 7 de Setembro em Agudos, será nesta segunda-feira e terá início às 8h30, na Praça da Matriz, no Centro. Os participantes percorrerão a rua Treze de Maio, até a antiga Estação Sorocabana. A rádio 87 FM, Tv Prevê e o canal do YouTube, Alfa Media, farão a transmissão do evento ao vivo. 

Prefeitura Municipal


AGUDOS