Secretaria de Saúde de Agudos divulga informações importantes para evitar acidentes com escorpiões

Saúde - Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2020


Secretaria de Saúde de Agudos divulga informações importantes para evitar acidentes com escorpiões

Foto Ilustrativa

 

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos, por meio do Setor de Controle de Vetores, vem divulgando importantes dicas de prevenção contra acidentes com escorpiões. O alerta ocorre principalmente para que a população redobre as atenções durante essa época mais quente do ano, período em que a reprodução de grande parte dos animais se intensifica, inclusive os escorpiões. 

A principal fonte de alimento dos escorpiões são os insetos, sendo a barata seu alimento principal no meio urbano. Com calor e tempo chuvoso do verão esses animais saem de esconderijos subterrâneos em busca de abrigo e locais secos. Qualquer lugar que tenha acúmulo de coisas entulhadas, facilita que o animal possa se abrigar e se esconder. Por isso, a principal recomendação para evitar a vinda e entrada de escorpiões no ambiente doméstico é manter todo os espaços livres de material inservível. 

Mas, outras dicas podem ajudar ainda mais a evitar o contato com o escorpião, cuja picada pode ser fatal, especialmente em crianças e idosos. Em caso de dúvidas ou denúncias, o morador pode entrar em contato com o Setor de Controle de Vetores e Vigilância Sanitária de Agudos pelo número (14) 3262-2383.  A seguir, as dicas de segurança contra o escorpião. 

- Manter a tampa dos ralos internos na posição fechada; abrir apenas para limpeza e enquanto estiver em uso

- Colocar telas milimétricas nos ralos na área externa

- Vedar frestas nos muros, paredes e pisos

-Vedar a soleira das portas com rodinho ou rolinhos de areia

- Não acumular entulho ou materiais de construção

- Verificar se os espelhos de luz e pontos de fiação elétrica não apresentam frestas e vãos

- Acondicionar o lixo em recipientes fechados; manter a limpeza de jardins, sem acúmulo de folhas; providenciar a limpeza e corte do mato em terrenos

- Examinar roupas e calçados antes de usá-los

- Manter cama, sofás, berços afastados da parede

- Manter lençóis, cobertores, cortinas sem contato diretamente com o chão

- Usar luvas grossas ao manusear materiais de construção, na limpeza de jardins ou outros materiais que possam servir de abrigo a escorpiões

Prefeitura Municipal


AGUDOS