Secretaria de Saúde promove ações contra a dengue em Agudos

Saúde - Segunda-feira, 22 de Fevereiro de 2021


Secretaria de Saúde promove ações contra a dengue em Agudos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos está promovendo ações de controle da dengue em regiões da cidade onde foram identificados casos positivos da doença.

O trabalho dos agentes já foi realizado nas regiões dos bairros Jardim Nilce e Residencial Bem Viver na semana passada, e nesta segunda-feira atendeu a região da Vila Professor Simões. O BCC (Bloqueio de Controle de Criadouros) consiste na visitação, casa a casa, para identificar criadouros do mosquito ou potenciais criadouros.

A Vigilância Sanitária da prefeitura está promovendo também o trabalho de nebulização em locais específicos, onde foram registrados casos de dengue. 

Segundo a Secretaria de Saúde, 11 casos positivos de dengue já foram contabilizados neste ano no município.

 

Como se proteger da dengue?

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada em locais que podem se tornar possíveis criadouros, como vasos de plantas, calhas, caixas d’água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechada a tampa de caixa d'água.

Prefeitura Municipal


AGUDOS