Mais de 3 mil pessoas não compareceram para tomar a 2ª dose em Agudos

Saúde - Quarta-feira, 13 de Outubro de 2021


Mais de 3 mil pessoas não compareceram para tomar a 2ª dose em Agudos

Mais de 3 mil pessoas não compareceram para tomar a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em Agudos. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde nesta quarta-feira (13/10) e acende um alerta àqueles que perderam a vacinação na data agendada. 

Segundo a secretaria, 3.361 pessoas que estavam com a 2ª dose agendada, não compareceram e estão atrasados em relação ao esquema vacinal.

Para reforçar a necessidade de imunização completa, o município fará duas ações de vacinação dos faltosos em horários especiais para incluir as pessoas que trabalham em horário comercial e que ainda não conseguiram comparecer.

A primeira ação será nesta quinta-feira (14/10), das 17h às 20h na AATI (Associação Agudense da Terceira Idade). A segunda ação será no sábado (16/10), das 8h às 17h no mesmo local.

O prefeito Fernando Octaviani reforça que a 2ª dose é necessária e importante. “Eu já tomei a 2ª dose e peço aos agudenses que por algum motivo não conseguiram comparecer na data agendada, que compareçam aos postos de vacinação nos horários divulgados para completar o esquema vacinal e se proteger da Covid-19”, disse.

Até o momento, Agudos já aplicou 56.838 doses contra a Covid-19, sendo 31.589 em 1ª dose, 23.199 em 2ª dose, 1.178 em dose adicional e 873 em dose única.

 

Segunda dose é extremamente necessária

A Secretaria de Saúde ressalta que a 2ª dose é extremamente necessária àqueles que receberam a 1ª dose do imunizante. É ela que completa o esquema vacinal garantindo uma imunização segura. 

Para quem recebeu a vacina da Pfizer, por exemplo, há uma antecipação em relação ao intervalo das doses (de 12 para 8 semanas), mas muitas pessoas ainda não compareceram para receber o imunizante. Quem esperar para tomar na data anotada na Carteira de Vacinação pode ficar sem vacina. Quem tomou o imunizante da Pfizer deve contar 56 dias após a primeira dose e já estará apto a receber a 2ª dose.

Para os demais imunizantes é necessário que o usuário esteja atento à data agendada e que, mesmo que já tenha perdido o agendamento, compareça em um dos postos de vacinação o quanto antes para garantir a imunização.

No CCI (Centro de Convivência do Idoso) e na AATI (Associação Agudense da Terceira Idade) a aplicação de 2ª dose ocorre de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Prefeitura Municipal


AGUDOS