Prefeitura de Agudos realiza o descarte consciente de mais de 40 mil lâmpadas

Meio Ambiente e Agricultura - Sábado, 05 de Fevereiro de 2022


Prefeitura de Agudos realiza o descarte consciente de mais de 40 mil lâmpadas

A Prefeitura de Agudos, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está desenvolvendo projetos que visam o descarte ecologicamente correto das lâmpadas. Para isso, o município fez o descarte correto de mais de 40 mil unidades de lâmpadas.

“Durante anos as lâmpadas descartadas pelas residências estavam sendo armazenadas sem receber a destinação necessária. No momento que assumi a gestão da secretaria percebi que este era um dos maiores desafios que estaria enfrentando, pois a quantidade era excessiva, ultrapassando 40 mil lâmpadas, dispostas em local inapropriado, sem cobertura e em solo permeável”, relatou Gabriel Machado, Secretário de Meio Ambiente.

As primeiras ações executadas pela equipe da secretaria foram: organizar as lâmpadas e fazer um levantamento quantitativo, cotar e contratar empresas licenciadas para fazer a destinação ambiental e firmar parceria para que o trabalho seja contínuo e eficiente.

A entrega das lâmpadas para as empresas terceirizadas foram executadas nos dias 10 de dezembro do ano passado e também no último dia 28 de janeiro, totalizando 40 mil unidades de lâmpadas fluorescentes que receberam a destinação ecologicamente correta.

Ainda em janeiro a secretaria firmou parceria com a Reciclus,associação sem fins lucrativos criada por importadores de produtos de iluminação do Brasil, com o apoio do comércio para coletar e destinar lâmpadas de uso doméstico em pontos de entrega distribuídos em mais de 400 municípios do Brasil.

No interior de cada lâmpada há, entre outros componentes, metais pesados que, em níveis altos, causam danos ao meio ambiente e, em grandes concentrações, podem causar problemas à saúde.

Ainda de acordo com o secretário, um coletor ficará à disposição do município para que a população possa descartar as lâmpadas. “Recebemos no dia 31 de janeiro da Reciclus um coletor para que a população agudense possa descartar lâmpadas domiciliares de forma organizada e contínua. Assim o resíduo será coletado pela associação com custo zero para a prefeitura” finalizou Gabriel.

Prefeitura Municipal


AGUDOS