Administração - Quinta-feira, 07 de Abril de 2016

Governo Federal homologa Calamidade Pública em Agudos

Danos causados pelas chuvas geraram prejuízo de mais de R$ 13 milhões para o município; Governo do Estado já havia reconhecido a situação no mês passado

Governo Federal homologa Calamidade Pública em Agudos

O Diário Oficial da União, publicou na última terça-feira, 5, a homologação do Decreto Municipal 5.731, que estabelece situação de Calamidade Pública no município de Agudos. O documento foi assinado pelo prefeito Everton Octaviani em janeiro deste ano, após as fortes chuvas que causaram estragos - principalmente na área rural da cidade. De acordo com o levantamento da prefeitura, os prejuízos ultrapassam a casa dos R$ 13 milhões.

O reconhecimento da situação na esfera federal, acontece após três meses da catástrofe que atingiu o município, deixando um rastro de destruição, tanto na zona urbana, quanto na rural. A portaria de número 84, é do dia 31 de março e reconhece as informações fornecidas pelo processo de número 59051.001405/2016-88.

Para que ocorresse a homologação, uma equipe de profissionais da prefeitura, elaborou o processo com todas informações sobre os danos gerados pelas chuvas. A documentação incluiu fotografias dos locais atingidos, mapeamento das áreas de risco, recortes de material jornalístico sobre a tragédia, fotos aéreas de locais onde houveram deslizamentos, levantamento do volume de danos causados e estimativas, em valores, para a recuperação das áreas afetadas.

O temporal destruiu mais de 38 pontes na zona rural de Agudos. Quase todas as áreas já tiveram o acesso liberado.A prefeitura, por meio da secretaria de obras, formou equipes, de forma emergencial, para recuperar estes pontos e abrir passagem para o tráfego de veículos, transporte escolar e escoamento de produção.

"No mês passado o Governo do Estado reconheceu a situação e agora a União também o faz. Será necessária a junção de todas as esferas para que possamos solucionar os danos causados pelas chuvas de janeiro. Já efetuamos os serviços de maneira emergencial, mas precisamos captar mais recursos para reparar danos, principalmente nas estradas e pontes da zona rural", afirma o prefeito Everton.