Administração - Quinta-feira, 15 de Março de 2018

Prefeitura de Agudos e moradores decidem sobre projeto urbanístico para aproveitamento de áreas verdes no Residencial Bem Viver

Prefeito Altair tem feito reuniões com moradores, para ouvir sugestões, através de Consultas Públicas, com a participação do arquiteto e urbanista da Unesp/Bauru, Adalberto da Silva Retto Júnior, responsável também pela elaboração do Plano Diretor de Agudos.

O prefeito Altair Francisco Silva realizou no último dia 14 de março, a segunda Consulta Pública, junto aos moradores do Residencial Bem Viver, para ouvir as sugestões, sobre a utilização de áreas verdes existentes no bairro que deverão ser transformadas em parques ambientais.

Uma primeira consulta pública foi na semana passada, no dia 09 de março, na casa dos moradores Rita Souza Dias e Luiz Ferreira de Souza, com a presença de cerca de 30 pessoas.

Na ocasião, o prefeito explicou os procedimentos que deverão ser realizados para a implantação dos parques, respeitando a legislação ambiental e atendendo os critérios técnicos de segurança e de aproveitamento das áreas verdes, para que a população possa usufruir dos espaços, com atividades de recreação, esporte e saúde, como caminhadas, por exemplo.

prefeito Altair destacou a importância de conciliar a sustentabilidade e segurança, na implantação dos parques

O Professor da Unesp/Bauru, arquiteto e urbanista, Adalberto da Silva Retto Júnior, que deverá fazer o projeto dos parques, falou sobre a importância de se construir tudo, em conjunto com a população, para atender os anseios dos moradores e preservar a área verde, estimulando a população a desenvolver o princípio democrático do “pertencimento ao lugar e da construção participativa”.

Na segunda reunião, foram discutidas as possíveis atividades que poderão ser desenvolvidas nos parques, sempre em harmonia com a preservação ambiental. O prefeito Altair destacou a importância de se implantar no bairro, parques que atendam os moradores de forma segura e acessível, onde as famílias possam ter um espaço para recreação, lazer e prática esportiva.

Algumas propostas dos moradores incluem a instalação de playground infantil, quiosques para piquenique, academia de ginástica ao ar livre, campo de areia e pontos de hidratação.

Uma próxima reunião está marcada para a semana que vem, quando a arquiteta  da Unesp, Aline Kanashiro, vai apresentar os primeiros esboços dos projetos.

Participaram das reuniões, além do prefeito Altair e arquiteto e urbanista Adalberto, o secretário de Meio Ambiente, Leandro Correa, as assessoras jurídicas, Amanda Teixeira e Lucy Kellen de Freitas, a arquiteta e paisagista Aline Kanashiro e a secretária de Planejamento, Bete Lucas.