Saúde - Quarta-feira, 11 de Abril de 2018

Secretaria de Saúde de Agudos faz esclarecimentos e orientações sobre a Gripe

A Influenza (gripe) ocorre o ano todo e se torna mais frequente  no outono e inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do país. Algumas pessoas como idosos, crianças, gestantes e pessoas  com  comorbidades  (doenças crônicas), apresentam risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A melhor maneira de se prevenir é a vacinação anual.A vacina é capaz de promover imunidade durante o período de maior circulação viral, reduzindo assim o agravamento da doença.

A estratégia de vacinação na rede pública foi ampliada e hoje  a vacinação é indicada para crianças de 6 meses a menores  5 anos de idade, pessoas maiores de 60 anos, gestantes, puérperas, população privada de liberdade, profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas e povos indígenas.

Este ano a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza ocorrerá de 23 de abril a 01 de junho, sendo o dia D de vacinação 12 de maio (sábado);  a vacina é gratuita e eficaz e estará disponível nas unidades de saúde (salas de vacinas) do município.

Aspectos clínicos da Influenza:

O período de incubação da influenza dura de um a quatro dias. A transmissão em adultos ocorre principalmente 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre. Nas crianças pode durar até dez dias, podendo se prolongar por mais tempo em pacientes imunossuprimidos.

Sinais e sintomas:

Infecção aguda das vias aéreas que cursa com estado febril. Geralmente a febre é mais acentuada em crianças. Calafrios, mal estar, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular), dor de garganta, artralgia (dor em articulações), prostração, tosse seca compõem os sinais e sintomas, podendo ocorrer diarreia, vômito, fadiga, rouquidão e hiperemia conjuntival.

Complicações: a gripe em sete dias geralmente evolui para cura, porém em  alguns casos podem ocorrer  complicações.  As mais comuns são a pneumonia, sinusite, otite e a desidratação. Portadores de doenças crônicas, pessoas com mais de 60 anos, crianças e gestantes podem agravar o quadro, a procura por atendimento médico imediato é fundamental, se  houver falta de ar, desconforto respiratório e piora das condições clínicas. Alguns casos necessitam de suporte hospitalar,  podendo evoluir à óbito, de acordo com a gravidade.

Medidas preventivas:

Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, após tossir ou espirrar e principalmente antes de ingerir alimentos;

Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;

Evitar tocar mucosas de nariz, olhos e boca;

Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, copos, toalhas;

Manter os ambientes bem ventilados;

Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais e sintomas de gripe;

Evitar sair de casa no período de transmissão da doença;

Evitar aglomerações e ambientes fechados;

Adotar  hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e boa ingestão de líquidos;

Procurar assistência médica sempre e nunca promover a automedicação.

FONTE:  MANEJO DA INFLUENZA/PROTOCOLO DE TRATAMENTO