Social - Segunda-feira, 06 de Julho de 2015

Conferência debate protagonismo e empoderamento do idoso em Agudos

A Conferência Municipal dos Direitos do Idoso sensibilizar instituições, sociedade e até mesmo os idosos sobre a importância da participação do idoso na sociedade.

Conferência debate protagonismo e empoderamento do idoso em Agudos

O Conselho Municipal do Idoso, CMI, realiza na tarde desta terça-feira, 7, a primeira Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, no auditório do Colégio Máximo, à partir das 13 horas. Com o tema “Protagonismo e Empedoramento da Pessoa Idosa: Por um Brasil de todas as idades”, a discussão tem como principal objetivo mobilizar o sistema e a população em geral para a reflexão, diálogo e democratização das políticas públicas direcionadas ao público idoso, mantendo a garantia dos direitos.

Serão trabalhados quatro eixos que vão abordar a gestão, através de ações direcionadas à população idosa, o financiamento, os direitos do idoso, como a participação e exercício da cidadania e o sistema nacional de direitos humanos.

“É muito importante garantir que o idoso possa opinar em seus direitos. Temos que respeitar e valorizar a opinião deles nos assuntos que dizem respeito à sociedade. Precisamos vencer o tabu de que a melhor idade é incapaz ou inativa. Durante a conferência vamos debater assuntos de interesse exclusivo dos idosos, como forma de retribuir a sua contribuição tão significativa para nossa cidade e oferecer a oportunidade de que essas pessoas transmitam o conhecimento adquirido ao longo da vida”, destaca o prefeito Everton Octaviani.

Conheça os dados sobre os idosos no Brasil

São mais de vinte milhões de idosos em todo país

55,7%  são mulheres, 84,3% vive em áreas urbanas, 14,8% vivem sozinhos

85% são ativos e possuem algum tipo de atividade profissional

53% das famílias brasileiras são mantidas por idosos

48,9% apresentam algum tipo de doença crônica e precisam de tratamento específico oferecido pelo Sistema Único de Saúde

6% são dependentes de ajuda e cuidado para locomoção e apenas 1% vivem em instituições.

Conferência Municipal dos Direitos do Idoso

Dia 07/07/2015 às 13h