Educação - Quinta-feira, 02 de Agosto de 2018

Biblioteca Comunitária de Agudos recebe Menção Honrosa no 7º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas

As promotoras de leitura da biblioteca comunitária de Agudos, Sônia e Márcia em atividade diferenciada com as crianças

Com um projeto de trabalho contínuo e completo, voltado à formação de leitores, a Biblioteca  Comunitária Ecofuturo, “Maria Olívia Otero Artioli”, localizada na Rua João Pessoa, nº 02, no bairro Professor Simões, ganhou a Menção Honrosa na edição do 7º Prêmio Ecofuturo de Bibliotecas e foi reconhecida como referência para a rede do Instituto.

A premiação visa incentivar e reconhecer projetos de promoção de leitura literária realizados pelas mais de 100 Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo, e compartilhar boas práticas para inspirar novas iniciativas!

Nesta edição, foram selecionados projetos de bibliotecas que, durante todo o ano de 2017, incluíram em suas programações atividades e livros que abordam a valorização dos ambientes naturais, o potencial educador desses espaços e as relações das pessoas com a natureza.

Vencedora da última edição do prêmio, em 2015, o trabalho realizado desta vez pela equipe da biblioteca de Agudos, foi destacado como referência às demais, pois procurou durante o ano todo estimular o público infantil a se familiarizar com a leitura e ainda preparou as crianças para se tornarem “multiplicadoras” dessa prática. “Não basta só gostar de ler, tem que ter constância, e esse hábito a gente constrói a cada dia. Pensando nisso, planejamos atingir o público das escolas próximas à biblioteca e preparar as crianças para serem também promotores de leitura”, diz Sônia Serafim Rebuá, promotora de leitura da Biblioteca Comunitária Ecofuturo de Agudos.

O projeto desenvolvido em 2017, “Semeando palavras, cultivando leitores”, contribuiu para a construção de um comportamento leitor e familiaridade com obras literárias desde a primeira infância, tornando as crianças frequentadoras do espaço. A ideia de transformar pequenos em grandes leitores (e promotores) surgiu a partir da visita à Biblioteca Monteiro Lobato, em São Paulo, realizada como parte do prêmio da 6ª edição. Além disso, todas as ações programadas cumpriram a proposta da edição deste ano: a valorização dos ambientes naturais, o potencial educador desses espaços e as relações das pessoas com a natureza.

atividades de leitura agregando valorização aos ambientes naturais

A programação da biblioteca incluiu atividades de leitura ao ar livre envolvendo diversos gêneros textuais, em praças ou em espaços verdes da escola, brincadeiras representando a flora e fauna e plantio de sementes. Outro destaque foi a ação “Mala Viajante”, que levou a leitura a escolas e creches da região. As crianças se envolveram com a iniciativa, passando a frequentar a biblioteca posteriormente, e se tornaram “promotoras de leitura”: além das crianças mais velhas terem aprendido a ler para as mais novas, elas puderam também ler para os idosos do Abrigo Vicentino de Agudos. Os bebês também foram contemplados, sendo utilizados livros brinquedos, feitos de pano e cartonado para uma primeira experiência sensorial de leitura.

“Realizar o projeto foi uma experiência incrível, pois o contato com a natureza fez com que descobríssemos outras formas de ler e também que buscássemos conhecer mais sobre o tema. Por meio das leituras pudemos colocar as crianças em conexão com a natureza, o que é mais difícil hoje em dia, e sentir o quanto esse contato é importante e como elas gostaram”, conta Sônia.

biblioteca de Agudos foi premiada com menção honrosa de incentivo à leitura