Cultura - Quarta-feira, 15 de Julho de 2015

Ópera “La Traviatta” é apresentada nesta sexta-feira em Agudos

O sacrifício por amor da linda Violetta em apresentação única no Seminário Santo Antônio

Ópera “La Traviatta” é apresentada nesta sexta-feira em Agudos

Na próxima sexta-feira, dia 17 de julho, o Programa Ópera Curta chega a Agudos com a ópera “La Traviatta – a ópera contada e cantada”. A apresentação faz parte do calendário de programação de aniversário da cidade e é gratuita. O evento acontece no Seminário Santo Antônio às 20h30.

O programa Ópera Curta é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado. Os espetáculos apresentados são baseados em óperas famosas na literatura. As encenações possuem dramaturgia própria que preserva traços da história original.

Com a pintura sempre presente através de inúmeras citações, La Traviata – a ópera contada e cantada é um espetáculo em preto e branco, onde a cor é o elemento de choque, de fuga da realidade, da fantasia, do idílio, da esperança, da expectativa de futuro, da vida em harmonia.

“O espetáculo foi construído tendo como referência a novela A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho e aópera La Traviata, do compositor italiano Giuseppe Verdi e do libretista Francesco Maria Piave”, comenta Rosana Caramaschi, diretora artística de produção da Casa da Ópera.

Na trama, Violetta Valèry, uma cortesã parisiense, apaixona-se por Alfredo e deixa tudo para morar com ele no interior. O pai do jovem, Giorgio Germont, o convence a abandoná-la para preservar a honra de sua família e, com isto, garantir um bom casamento para a irmã de Alfredo. O casal se separa e, ao final, consumida pela tuberculose, Violetta morre nos braços de Alfredo. Com estes elementos, criou-se um espetáculo que conta a história, preservando as principais árias e duetos da ópera e os detalhes da novela original. Tudo misturado a um pouco de imaginação do autor.

Com características únicas, “La Traviata – a ópera contada e cantada” oferece uma visão abrangente da ópera e, permite conhecer a fundo, a história de Violetta Vallery. Ingressos devem ser adquiridos na Secretaria de Educação e cultura que fica localizada na Avenida Faustino Ribeiro, 231 em frente à Praça Santo Antônio. Informações através dos telefones: (14) 3262-2717 e 3262-1918.