Educação - Terça-feira, 23 de Outubro de 2018

Congresso de Educação valoriza e divulga experiências pedagógicas das escolas municipais de Agudos

prefeito Altair destacou o importante papel do professor na formação das crianças

Congresso está em sua segunda edição, com a finalidade de valorizar e divulgar o trabalho de professores e gestores das escolas municipais. Evento de abertura foi realizado dia 16 de outubro, com a presença de Cesar Nunes, doutor em Filosofia e Educação da Unicamp.

A Prefeitura de Agudos realizou no período de 16 a 19 de outubro, o II Congresso Municipal de Educação. A abertura do evento aconteceu no Seminário Santo Antônio, com  palestra do Professor  Doutor, Cesar Nunes que  é licenciado em Filosofia, História e Pedagogia, Mestre em Educação, Doutor em Filosofia e Educação, Livre Docente em Educação pela UNICAMP e um dos mais destacados palestrantes e conferencista em Educação no Brasil.

Com toda a sua “bagagem” acadêmica, César Nunes encantou a todos os presentes com sua forma simples e direta de abordar os princípios fundamentais que devem reger o ato de ensinar. O palestrante que recebeu convites para participar de congressos em Brasília e Fortaleza, mas que foram cancelados porque as duas cidades alegaram problemas financeiros, elogiou a iniciativa de Agudos em realizar o evento, tão importante para a Educação, num momento de crise no País. “Vejo hoje a pequenina Agudos, dando um exemplo para o Brasil, como uma cidade que educa, escola que acolhe e currículo que humaniza”, declarou.

Secretário de Educação, Rafael Lima, palestrante César Nunes e prefeito Altair

O Congresso que tem por finalidade identificar, valorizar e divulgar as experiências pedagógicas de qualidade, planejadas e executadas por professores e gestores das escolas municipais de Agudos, foi aberto oficialmente pelo secretário municipal de Educação e Cultura, Rafael Lima Fernandes que na oportunidade descreveu o professor “como um condutor de almas”. Rafael disse ainda que o congresso é uma homenagem ao Dia do professor comemorado no dia 15/10. “Temos muito que celebrar na Educação Municipal de Agudos, o congresso deste ano vem com uma roupagem diferente, dando aos nossos professores a oportunidade de também fazerem a exposição de seus trabalhos, no que será uma semana de muitos compartilhamentos”, declarou.

O prefeito Altair Francisco Silva destacou a importância da figura do professor como alguém que é portador de conhecimentos que vão além da Matemática e do Português, por exemplo. “São pessoas que promovem os valores morais e éticos. “O professor é um anjo de Deus dentro da sala de aula”, concluiu o prefeito.

Seminário lotado com a participação de professores e gestores das escolas municipais

O evento de abertura do II Congresso, realizado no Seminário Santo Antonio, contou também com a presença dos vereadores Carlos Alves que falou em nome da Câmara, Luciano Durães e Patric Teixeira, além dos secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Correa, da Saúde, Marilia Gilioti, da Habitação e Desenvolvimento, Kleber Cavinato, da Assistência Social, Rafaela Damante Tom, de Obras, Marco Antonio das Neves e do Planejamento e Turismo, Bete Lucas e de representantes da área de Educação, como o diretor regional do Sesi, Clovis Ap. Cavenaghi, supervisora da Diretoria Regional de Ensino, Maristela Rodrigues e Ednéia Padilha, também da Diretoria Regional de Ensino de Bauru.

As apresentações dos trabalhos dos professores e gestores foi realizado nos dias 17, 18 e 19 de outubro e o evento de premiação para os projetos ganhadores, será no dia 26 de outubro/2018.

vereador Luciano Durães, prefeito Altair, vereador Patric e vereador Carlos Alves no evento de abertura do II Congresso Educacional