Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 31 de Janeiro de 2019

Prefeitura reúne catadores e dá início ao projeto Agudos Sustentável, que organiza a coleta seletiva e destinação do material reciclável

Catadora: Elza Maria avaliou que o projeto será benéfico para os catadores

Além de valorizar o trabalho do catador, a iniciativa inédita no município promove melhorias nas áreas social, ambiental, educacional e de saúde

Uma reunião realizada nesta quinta-feira, dia 31, na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com os catadores de material reciclável do município deu início à implantação do Projeto Agudos Sustentável da Prefeitura Municipal, que reúne ações sociais, de educação ambiental, saúde e meio ambiente.

O encontro marcou o início da parceria entre a Prefeitura Municipal e os catadores que aderiram à proposta e foram cadastrados pela secretaria. Cerca de 40 catadores participaram.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Corrêa, o projeto foi dividido em etapas e a primeira delas é identificar as necessidades dos catadores, cadastrá-los e oferecer treinamento e capacitação, inclusive de Segurança do Trabalho e Empreendedorismo. Em seguida, serão entregues um carrinho de mão e crachás, que vão identificar os coletores que aderiram à proposta.

O carrinho foi projetado de forma ergonômica para minimizar o esforço físico dos trabalhadores, de acordo com Leandro, durante a coleta de casa em casa, que passará a ser realizada no município pela primeira vez.

Durante reunião foi apresentada proposta de valorização do trabalho dos catadores

“O projeto tem vertente social, ambiental, profissionalizante, de educação e saúde pública. Queremos contribuir para que o trabalho dos catadores seja mais rentável e menos desgastante. Para isso, vamos oferecer treinamento e capacitação para que saiam da informalidade e se profissionalizem, possam agilizar a comercialização do material junto às empresas que fazem a compra, reduzindo o tempo que esse material fica estocado e, assim, gerar mais renda às famílias”, disse Leandro.

Pelo viés social do projeto, a prefeitura será o elo entre os trabalhadores, as empresas que comercializam o material recolhido e a população, disseminando e conscientizando sobre a importância da separação e destinação correta do material reciclável.

A educação ambiental nas escolas é vertente fundamental do Projeto Agudos Sustentável, pela possibilidade de proporcionar que os alunos transmitam a importância da separação do lixo comum do material reciclável em suas casas. Para isso, estão previstas palestras e outros eventos na rede escolar.

Na saúde, a Prefeitura espera reduzir o tempo de depósito do material reciclável, disponibilizando aos catadores as empresas que atendam melhor aos critérios do Programa Municipal de Coleta Seletiva. Com isso, a comercialização será mais rápida, evitando a proliferação de insetos e animais peçonhentos nos locais de depósito.

Pelo meio ambiente, a contribuição direta será a redução da quantidade de lixo destinado ao aterro sanitário, aumentando a vida útil do sistema, além de diminuir a dispersão de recicláveis de forma irregular em locais inadequados.

“Com o projeto todos podem ganhar. O catador profissionalizado vai lucrar com a venda de um material de melhor qualidade, a população ganha com a redução de problemas ambientais e de saúde, proporcionada pela destinação correta do material. E Agudos ganha como um todo, por implantar ações positivas permanentes nos diversos setores envolvidos”, afirmou o secretário.

Evento com catadores foi realizado na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Elza Maria Aparecida Pereira Soares, que trabalha com coleta há três anos em Agudos e fez sua adesão ao projeto acredita que a iniciativa da Prefeitura vai melhorar o trabalho dos catadores. “O projeto é ótimo porque éramos discriminados. Até agora, ninguém via o trabalho da gente. Vai dar para trabalhar melhor e ganhar mais”, opinou.

A formalização e apoio aos trabalhadores da coleta seletiva de recicláveis é um dos pontos do Programa de Governo do prefeito Altair Francisco Silva, inserido no Desenvolvimento e Geração de Emprego para o município.