Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 12 de Março de 2019

Meio Ambiente promove palestra com produtores rurais de Agudos sobre raiva animal

Criadores e proprietários da zona rural de Agudos participaram de um encontro seguido de palestra promovido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Agudos, no último dia 8 de março, com o veterinário Abner André de Arruda Ferreira, que abordou os riscos da raiva animal e, principalmente, a importância da vacinação. O encontro aconteceu na FAAG (Faculdade de Agudos).

Durante a reunião, o veterinário apresentou detalhes da doença, como o fato de ser uma zoonose (quando a transmissão se dá entre animais e seres humanos), ser causada por um vírus que age no sistema nervoso central e não ter cura, o que causa a morte de 100% dos infectados, de forma muito rápida, após os primeiros sintomas. Abner apontou os tipos da doença em herbívoros, que pode ser furiosa (quando o animal se torna agressivo), ou paralítica.

Uma das principais causas do número de morcegos, de acordo com o médico, é a redução de animais silvestres, presa natural dos transmissores da doença, o que fez com que os morcegos procurem por alimento na zona rural. Há ainda o aumento da oferta de abrigo em imóveis desocupados em sítios e fazendas devido à migração da população para área urbana.

Com o aumento dos transmissores, existe a possibilidade do surgimento de casos da doença. “Como a gente pode reverter isso é apenas com a vacinação dos animais. A vacina é eficaz, barata, de fácil acesso, sem efeitos colaterais e sem restrição para quem aplica”, ressaltou Abner.

O Secretário de Meio Ambiente, Leandro Correia, também pediu a colaboração dos presentes para que disseminem a importância da vacinação dos animais como a melhor forma de prevenir a doença.

O veterinário mostrou ainda como é feito o controle destes animais, pelas equipes especializadas da Defesa Agropecuária, mas lembrou a importância de os proprietários identificarem e informarem a presença de abrigos em suas propriedades. Esta semana, equipes da Defesa Agropecuária estarão em Agudos identificando abrigos e fazendo o controle dos morcegos.

Também a partir dessa semana, as equipes da Vigilância Epidemiológica visitarão as propriedades da zona rural de Agudos para vacinar cães e gatos e assim ampliar a barreira de proteção contra a doença. O trabalho será orientado pela responsável pela Vigilância Epidemiológica Elaine Cristina Souza Lima Aurélio e pela veterinária da AMA (Ambulatório Municipal Animal) Jane Sílvia Turco.