.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.

Administração - Sexta-feira, 15 de Março de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura de Agudos triplica vagas para curso de Libras

Prefeitura de Agudos triplica vagas para curso de Libras


Prefeitura de Agudos triplica vagas para curso de Libras

A Prefeitura de Agudos ampliou as aulas do curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais), oferecido gratuitamente, pelo terceiro ano seguido através da Secretaria de Educação e Cultura, e vai atender, em 2019, o triplo de alunos inscritos. As aulas começaram no dia 12 de março, com as turmas iniciantes, e no dia 15 de março iniciam as turmas mais avançadas, somando 65 alunos ao todo, quando antes a turma máxima formada foi de 25 alunos.

Para o professor responsável pelo curso, Patric Cornélio, as aulas atendem à uma exigência do mercado de trabalho e de ensino, que têm procurado cada vez mais por pessoas que saibam interpretar e se comunicar através de sinais. Mas, a prática do idioma ganhou interesse após a interpretação da primeira-dama do país Michele Bolsonaro transmitir em Libras uma mensagem durante a posse presidencial.

Patric explica que por determinação legal, todos os cursos de graduação e pós-graduação devem disponibilizar a disciplina de Libras como opção para os alunos, o que ajudou a disseminar este tipo de conhecimento, o que fez também que o profissional que domine, mesmo que basicamente, essa comunicação, seja mais valorizado no mercado de trabalho. Na graduação de Pedagogia, Libras é disciplina obrigatória.

“Hoje em dia, o surdo não tem tanta convivência com o ouvinte, então a Libras precisa ser esse apoio. Por exemplo, se uma pessoa que não ouve e não fala vai ao supermercado e quem o atende não consegue entendê-lo, é preciso algum funcionário que saiba Libras para interpretar o pedido. Isso pode ocorrer em um hospital, escola e em grandes empresas, na hora de entrevistas ou treinamento”, explica o professor.

O curso oferecido pela Prefeitura de Agudos na escola Coronel Leite é totalmente gratuito, com duração de seis meses, aulas uma vez por semana, com duas horas de duração cada aula. Patric explica que o curso básico abrange diversos conhecimentos, como interpretar expressões faciais e corporais, e gramática, além dos sinais propriamente ditos, o que permite a comunicação com deficientes auditivo e de fala.

“Não é difícil, mas é preciso dedicação do aluno, assim como aprender outro idioma depende de dedicação para assimilar. Mesmo que não seja para ampliar o conhecimento, com as aulas é possível compreender e contribuir com determinadas situações”, garante.

400 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de AGUDOS - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.