.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 10 de Maio de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Pela primeira vez o chorume do aterro sanitário de Agudos passa a receber “tratamento”

"Tratamento" torna a substância não agressiva à natureza, antes da destinação adequada


Pela primeira vez o chorume do aterro sanitário de Agudos passa a receber “tratamento”

Pela primeira vez, o chorume decorrente do aterro sanitário de Agudos recebeu “tratamento”, o que torna a substância não agressiva à natureza, antes da destinação adequada. Isso foi possível, graças a um contrato feito entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, e a Sabesp, concessionária responsável pela estação de tratamento de esgoto do município.

O primeiro processo de “tratamento” do chorume foi realizado na terça-feira, dia 7 de maio. Segundo o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Leandro Correa, a destinação do líquido, também chamado  percolado ou lixiviado, era uma grande preocupação para a administração municipal, devido ao risco de contaminação.

A cidade gera diariamente 30 toneladas de resíduos domésticos, que são levados para o aterro sanitário, localizado a 14km da região urbana do município. Com o passar do tempo, ocorre o processo de decomposição destes resíduos, resultando na produção de chorume.

O chorume é um líquido altamente poluente e tóxico, de cor escura, odor nauseante e dez vezes mais poluente que o esgoto doméstico que precisa receber a destinação correta.

A estação de tratamento funciona no sistema de lagoas aeradas, seguidas de lagoas de decantação, com desinfecção na saída do afluente. Segundo a Sabesp, 100% do esgoto coletado em Agudos é tratado.

“Desde o início de operação do aterro, o chorume produzido estava sendo apenas armazenado e preocupado com esta questão, por se tratar de um líquido prejudicial à saúde e ao Meio Ambiente, decidimos como prioridade buscar alternativas para destinação deste chorume, então decidimos transportar para a estação de tratamento de esgoto, para proceder a destinação final de forma ecologicamente correta” explicou o secretário Leandro.

813 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de AGUDOS - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.