Saúde - Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

Relatório de ações comprova empenho da Prefeitura de Agudos no combate à Dengue

O balanço mostra as atividades desenvolvidas entre janeiro a abril, mas ações são desenvolvidas de forma contínua

Relatório de ações comprova empenho da Prefeitura de Agudos no combate à Dengue

Relatório divulgado pela Prefeitura de Agudos nesta semana, mostrou o empenho da administração em combater a dengue, desde os primeiros meses do ano. O balanço mostra os dados das atividades desenvolvidas entre os meses de janeiro a abril, mas as ações são desenvolvidas de forma contínua.

Para garantir a eficácia no combate à dengue, a Prefeitura reuniu uma equipe diversificada, alinhando as ações em diversas secretarias. Assim, trabalharam em conjunto agentes de Controle de Vetores, agentes Comunitários de Saúde, Fiscais Sanitários da Secretaria de Saúde e Fiscal de Postura e outros funcionários das secretarias de Obras e Vias Públicas e Educação. Com a união de esforços, foi possível agir de forma integrada contra a dengue.

Segundo o Setor de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, nos quatro primeiros meses do ano foram realizados dois grandes mutirões de limpeza, entre os dias 14 de janeiro e 5 de março, com o recolhimento de cerca de 500 toneladas de material, entre inservíveis, galhos, mato e restos de construção, entre outros diversos.

Foram feitas visitas em 12.981 imóveis, para controle de criadouros; 6.695 imóveis foram nebulizados com equipamento costal; 300 quadras foram nebulizadas com o “carro fumacê”, durante quatros semanas; 46 vistorias froam feiras em pontos estratégicos a cada 15 dias; foram promovidas 14 palestras nas escolas municipais e particulares, e realizados 43 atendimentos a denúncias e notificações.

“Intensificamos as ações de fiscalização, nebulização, mutirões, palestras, limpeza das ruas e áreas públicas. Todos os setores trabalharam com o objetivo de eliminar o foco de criadouros do mosquito”, ressaltou o coordenador do setor de Vigilância Sanitária de Agudos, Joseval de Moraes.

No mês de abril entrou em vigor o Cronograma de Coleta de restos de poda e mato, que mensalmente atende a toda a cidade de forma organizada, para evitar que material diverso fique parado nas ruas e calçadas, servindo de abrigo para animais peçonhentos ou ocultando possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.

O cronograma prevê que em um final de semana por mês o morador deposite os galhos e podas nas calçadas, para que durante a semana a Prefeitura faça o recolhimento. A colocação fora do prazo pode gerar notificação e multa para os moradores e proprietários.

“Esperamos que o morador de Agudos continue colaborando para que possamos vencer o mosquito e evitar que pessoas fiquem doentes, já que a Prefeitura tem feito todos os esforços para manter a cidade limpa e organizada”, orientou o prefeito Altair Francisco Silva.