Assistência Social - Terça-feira, 18 de Junho de 2019

Distrito de Domélia passa a ser atendido pelos Programas Sociais Criança Feliz e CRAS Volante

Programa Criança Feliz tem objetivo de ampliar a atenção e o cuidado integral oferecido a crianças na primeira infância.

A Prefeitura de Agudos, por meio da Secretaria de Assistência Social implantou, neste dia 15 de junho, no distrito de Domélia, o Programa Criança Feliz, que tem objetivo de ampliar a atenção e o cuidado integral oferecido a crianças na primeira infância. Também teve início no Distrito, o atendimento oferecido pelo Centro de Referência de Assistência Social, (CRAS) Volante.

O Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal, ao qual o município interessado faz a adesão, como ocorreu em Agudos, e assim passa a desenvolver o programa, que tem objetivo de ampliar a rede de atenção que acompanha as crianças, considerando sua família e seu contexto de vida.

Pelo programa, são feitas visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças, através de ações de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Direitos Humanos. Em Domélia, as visitas serão quinzenais, sempre às sextas-feiras, e voltadas para o acompanhamento de crianças com idade entre zero e seis anos. Atua diretamente no programa a coordenadora Alessandra Cristina De Paula, com apoio de estagiárias de Pedagogia.

CRAS Volante

Também teve início em Domélia o atendimento do Centro de Referência de Assistência Social Volante, que leva até as populações residentes em locais distantes, todos os serviços disponibilizados pelo CRAS.

O CRAS Volante em Domélia está sob a responsabilidade da Assistente Social, Regilaine Pereira Soares. A versão volante do atendimento é responsável por oferecer às famílias, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e demais serviços de Proteção Social Básica, de forma adaptada às condições do distrito.

O serviço também é responsável por apoiar a inclusão ou atualização cadastral das famílias no Cadastro Único, realizar encaminhamentos necessários para acesso à renda, para serviços da Assistência Social, entre outros.

Para a secretária de Assistência Social do Município de Agudos, Rafaela Damante, com os novos acompanhamentos, os moradores de Domélia serão mais amparados em suas necessidades sociais, por estarem mais próximos dos serviços.

O prefeito Altair Francisco ressaltou que a iniciativa demonstra o cuidado e respeito com que a Prefeitura de Agudos atende os moradores do distrito. “Trabalhamos para que a população de Domélia se sinta sempre acolhida por todos os departamentos da Prefeitura”.