Serviços Urbanos - Terça-feira, 20 de Agosto de 2019

Prefeitura de Agudos lança campanha “Lixo no embrulho, coletor seguro”

A proposta é alertar morador para risco de acidentes envolvendo coletor e prejuízo à coleta

Prefeitura de Agudos lança campanha “Lixo no embrulho, coletor seguro”

A Prefeitura de Agudos lança a campanha “Lixo no embrulho, coletor seguro”, que orienta os moradores a empacotar todo material que possa ferir o coletor, antes de colocar o lixo para coleta, já que a maioria destes materiais atravessa a luva usada durante o trabalho.

A proposta é alertar o morador sobre o risco que representa um caco de vidro, agulhas, latas, palitos de madeira e bambu, entre outros materiais, quando estão soltos entre o lixo que é colocado nas sacolas, para serem recolhidas.

Além da dor causada pelo ferimento e do risco de ser infectado por uma doença, o acidente faz com que o servidor público seja afastado do serviço, prejudicando a coleta diária, devido à redução da mão de obra.

A medida é simples e não tem qualquer custo para os moradores, já que o material de risco pode ser colocado em caixas de sapato, embalagens longa vida (leite e sucos), garrafas pet e jornal, entre outros, que todos têm em casa.

Com esse cuidado, o morador estará tornando o trabalho do coletor mais seguro e garantindo que o serviço prestado não perca qualidade, pela falta do profissional.

Faça parte da campanha da Prefeitura de Agudos, “Lixo no embrulho, coletor seguro” e contribua para deixar o coletor seguro e a coleta sempre em dia.

Materiais cortantes: Lâmpadas, copos, louças e embalagens de vidro podem não parecer perigosos, mas quebram com o manuseio e tornam-se verdadeiras armas cortantes.

Materiais perfurantes ou pontiagudos: Pregos, parafusos, arames e, até mesmo,  lascas de madeiras ou espetos de churrasco.

As agulhas das seringas descartáveis são ainda mais perigosas. Por isso, a orientação da Vigilância Sanitária é para que as seringas descartáveis, sejam levadas até as unidades de saúde mais próximas, para que sejam descartadas da maneira correta.

A Vigilância também orienta que as embalagens vazias de remédios (frascos), podem ser descartadas como material reciclável, desde que acondicionadas de forma segura.

Coloque agulhas, palitos, pregos e cacos de vidro, ou qualquer outro material que perfure ou corte, em garrafas pets, embalagens de leite vazias ou em caixas de papelão.  Assim, você sempre vai poder contar com o trabalho do seu amigo coletor.

Dicas:

A tampa serrilhada da lata de conserva é uma verdadeira faca. Dobre-a para dentro, a serrilha estará protegida pela própria lata! Ao jogar pregos, parafusos, lascas de madeiras e agulhas no saco de lixo, coloque-os em embalagens plásticas ou embrulhe-os em grandes volumes de jornal.