Educação - Terça-feira, 08 de Setembro de 2015

Mais de 10 mil participam de desfile cívico em Agudos

Evento comemorou a Independência do Brasil e contou com a participação de instituições, escolas, clubes de serviços e entidades

Mais de 10 mil participam de desfile cívico em Agudos

Agudos festejou em grande estilo o 7 de Setembro, data de comemoração da Independência do Brasil. Na manhã de segunda-feira, 7, mais de 10 mil pessoas, de acordo com estimativas da Polícia Militar, compareceram ao evento, que começou por volta de 8h30, na rua Treze de Maio. Centenas de pessoas desfilaram e relembraram momentos importantes da história do Brasil.

Cada instituição escolheu um tema para o desfile, algumas contaram sua história e relembraram épocas, outras falaram sobre temas do dia a dia, como dengue, política e educação. Mais de 50 grupos, entre escolas, clubes de serviços e entidades, desfilaram pela rua Treze de Maio.

O prefeito Everton Octaviani foi quem abriu o desfile. Em seu pronunciamento, falou sobre a importância do memento cívico e do amor à pátria. "Este é um momento importante da nossa nação, são 193 anos da conquista da independência. Um país independente que tem se desenvolvido e em meio a muitas dificuldades e crises, tem mantido sua base, de povo ordeiro, de povo trabalhador, um povo que tem feito a diferença e buscado melhorias para sua pátria. Sabemos todos que a pátria sem nós sobrevive e permanece, mas nós nada somos e nada seríamos sem ela", disse.

O primeiro grupo a desfilar foi a Corporação Musical Maestro João Andreotti, que fez a execução do Hino Nacional Brasileiro, frente ao palanque das autoridades. Logo após, os músicos fizeram uma seleção de sucessos nacionais que alegrou o público presente.

Logo após, as escolas iniciaram suas apresentações. Fanfarras de Agudos e região também participaram do desfile, com destaque para as fanfarras da Legião Mirim, da Escola Estadual João Batista Ribeiro, e também os visitantes, do Colégio Prevê Objetivo de Pederneiras.

O ápice do desfile foi a apresentação da fanfarra da "Velha Guarda - J.B.R.", que colocou no desfile mais de 120 integrantes com as cores da bandeira de Agudos. Ao chegarem em frente ao palanque, os integrantes também fizeram a execução do hino nacional, e depois animaram o público com muito samba, ao som de Brasileirinho.

O Clube dos Jeepeiros de Agudos também passou pelo desfile com seus veículos, assim como o Corpo de Bombeiros, os Veteranos do 4º Batalhão de Caçadores da Polícia Militar, e os novos veículos da Secretaria de Saúde, adquiridos pela Prefeitura de Agudos.

Quem acompanhou o desfile, disse que foi o melhor dos últimos anos. "Foi um desfile muito bonito e apesar das várias apresentações, foi rápido, muito bem organizado, o melhor até agora", disse a universitária Ana Karolina Oliveira.

O desfile de 7 de Setembro também foi transmitido ao vivo pela rádio 87FM, pela Tv Prevê e pelo canal do YouTube Alfa Media. As fotos do evento estão disponíveis no site da prefeitua (www.agudos.sp.gov.br) e também na página oficial do facebook (facebook.com/prefeituradeagudos).