Educação - Terça-feira, 15 de Outubro de 2019

Em dois meses, Núcleo Pedagógico já promove capacitação na rede de ensino de Agudos

O grupo foi criado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Agudos, com objetivo de apoiar os gestores e docentes

O Núcleo Pedagógico (NP), unidade criada recentemente pela Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Agudos, tem objetivo de apoiar os gestores e docentes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, no desenvolvimento dos programas oferecidos pelo Ministério da Educação e nas ações que envolvam os processos de ensino e aprendizagem.

O NP é formado por profissionais efetivos e qualificados da Rede Municipal de Ensino, comprometidos e engajados no trabalho de implementação de ações de formação para gestores e docentes, apoiando-os na condução de procedimentos relativos à ordem didática e pedagógica, e na construção do currículo prevista para o início de 2020.

Nesse curto período de existência, já foram realizadas formações pontuais para os profissionais da Rede, ministradas pelas pedagogas do Núcleo, Elaine Cristina Alves Arantes e Maria Aparecida Svissero Pacheco, como "Sondagem da Leitura e Escrita" (conceito, procedimentos e avaliação), formação realizada para os docentes da Educação Infantil (Pré I e Pré II) e do Ensino Fundamental (1° e 2° anos); "Educação Integral e Movimento" (fundamentação e vivências), formação realizada para os docentes do programa Aluno em Tempo Integral, e "Musicalização na Educação Infantil" (0 a 3 anos), oficina realizada para berçaristas.

Para o secretário de Educação e Cultura, Rafael Lima, o Núcleo Pedagógico é uma ferramenta importante para melhorar ainda mais a qualidade do ensino do município. “O objetivo é sempre fornecer mecanismos para que nossos professores e gestores estejam atualizados e preparados”, diz.

O prefeito Altair Francisco Silva apoiou a iniciativa, considerando seu reflexo na formação dos alunos. “Só com professores preparados, a transmissão do conhecimento será completa e o aluno será o grande beneficiado final desse processo, por isso ações como o Núcleo são muito importantes”, avaliou.