Saúde - Terça-feira, 22 de Outubro de 2019

Agudos mantém ações de prevenção contra a dengue e prepara programação especial para novembro

O Setor de Controle de Vetores mantém a intensificação de visitas a todos os imóveis do município

A Prefeitura de Agudos continua trabalhando na eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, zika e chikungunya. As ações acontecem em parceria entre diversas secretarias municipais, empresas, clubes de serviços e entidades religiosas. Para o mês de novembro, uma grande mobilização vem sendo organizada e novas ações estão sendo definidas para alertar a população sobre a importância da prevenção para evitar focos do mosquito.

A secretaria de Saúde, por meio do Setor de Controle de Vetores, mantém a intensificação de visitas a todos os imóveis do município. Foi feita a setorização das áreas municipais para que os agentes fiquem mais próximos da população, criando vínculos e parcerias nas ações preventivas contra as doenças, além de ações educativas com palestras nas escolas municipais para os alunos do ensino infantil e fundamental, para que pudessem aprender como eliminar criadouros em casa, com medidas simples que levam apenas 10 minutos por semana.

“O principal foco deste trabalho é conscientizar a todos sobre a importância de manter uma vigilância no próprio quintal diariamente para evitar e eliminar qualquer criadouro do mosquito. Um simples copo ou saco plástico pode se transformar em criadouro. Por isso a vigilância deve ser permanente”, ressalta o responsável pelo setor de Vigilância Sanitária de Agudos, Joseval de Moraes.

“Para que possamos ter sucesso nessa luta que estamos travando contra o mosquito Aedes aegypti, precisamos também da conscientização e do apoio da nossa comunidade. Portanto, pedimos que todas as famílias, ao receberem a visita dos nossos Agentes de Saúde abram as portas das suas casas para que possamos fazer a prevenção”, enfatizou.