Administração - Sexta-feira, 01 de Novembro de 2019

Prefeitura de Agudos define campanha com objetivo de mobilizar população contra a dengue

A campanha “Eu não quero dengue! E você?” acontece durante a Semana Nacional de Combate à Dengue

A Prefeitura de Agudos vai promover, a partir deste mês de novembro, uma grande mobilização com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção como melhor forma de se evitar a dengue.

A campanha “Eu não quero dengue! E você?” acontece especialmente durante a Semana Nacional de Combate à Dengue, entre os dias 18 e 23 deste mês, com a concentração no sábado, dia 23, quando diversos clubes de serviço, voluntários e várias secretarias da administração municipal irão para as ruas de bairros da cidade para transmitir a mensagem de que a prevenção é a melhor medida contra a dengue.

Uma reunião com a participação do prefeito de Agudos, Altair Francisco Silva, e representantes dos vários setores da administração municipal, entidades sociais, parceiros e voluntários, no dia 30 de outubro, definiu a programação do evento.

A iniciativa é da Prefeitura de Agudos, por meio das secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente, e Setor de Vigilância Epidemiológica e Controle de Vetores. A ação recebeu o apoio do Rotary Clube, Clube de Jeepeiros e Sabesp.

Durante a Semana Nacional de Mobilização Contra a Dengue crianças de todas as escolas municipais irão distribuir panfletos nas regiões próximas às unidades escolares, conversando com os moradores sobre as medidas preventivas, agindo como Agentes Mirins de Combate à Dengue. Além do apoio dos professores e funcionários das escolas, a mobilização conta com a participação dos Agentes Comunitários de Saúde.

No dia 23 (Dia D), acontece a grande mobilização, com “buzinaço” promovido pelos funcionários da Prefeitura, voluntários e clubes de serviço que irão percorrer as ruas de uma região da cidade distribuindo material informativo e alertando os moradores sobre as melhores formas de evitar o surgimento de criadouros do mosquito e sua consequente proliferação. Neste dia, os grupos pretendem percorrer a região dos bairros Pampulha, Jardim Europa, Cohab IV e Bem Viver.

A ação volta a se repetir, após os festejos de final de ano, nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2020. A programação prevê o “buzinaço”, no dia 18 de janeiro na região dos bairros Centenário Park, Jardim Nilce, Parque Mário Campesato, Jardim Vienense, Vale dos Pinheiros, Chácara Avato e Santa Cecília.

No dia 29 de fevereiro a mobilização vai para os bairros Vila Simões, Bela Vista, Jardim São Vicente I e II, e Santa Cândida, e encerrando a programação, no dia 21 de março, haverá concentração no centro da cidade, com saída para os bairros Jardim Márcia, Parque Esmeralda, Jardim Canaã e Santa Angelina.

A proposta é despertar a população para que intensifique as ações cotidianas que evitam o surgimento de criadouros do mosquito transmissor da dengue. Quintais e terrenos limpos, sem locais e objetos que acumulem água; caixas d´água limpas e tampadas, e outras medidas simples não precisam de grande esforço e têm um efeito prático. “Cada um pode fazer um pouco, para beneficiar, em muito, a todos”. Essa mensagem define o propósito estabelecido para a ação, segundo os organizadores.