Administração - Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2019

Prefeito Altair nomeia treinador de vôlei Negreira como secretário de Esportes

Novo secretário assumiu a função nesta segunda-feira, dia 23

Prefeito Altair nomeia treinador de vôlei Negreira como secretário de Esportes

O prefeito de Agudos, Altair Francisco Silva, nomeou nesta segunda-feira, dia 23 de dezembro, o treinador de vôlei Luiz Carlos Paula como novo Secretário de Esportes. A nomeação faz parte da reestruturação administrativa que vem sendo promovida por Altair.

A decisão pelo nome de Luiz Carlos, ou apenas Negreira, como o treinador é carinhosamente conhecido em Agudos e região, segundo o prefeito, considerou o currículo do treinador, que soma a experiência como esportista, tendo jogado em diversos times de futebol, mas que se destacou como treinador de vôlei, sendo responsável por revelar uma das principais jogadoras da atualidade no Brasil, a oposto Bruna Honório, do Minas Clube.

“Tenho ouvido as pessoas para promover as mudanças necessárias no meu governo, e o Negreira é uma dessas indicações que são unânimes, porque tem uma história de amor e dedicação ao esporte, seja como atleta, seja como treinador. Nosso objetivo é valorizar os talentos de Agudos, e nessa área, o Negreira é uma referência, por isso tenho certeza que ele vai promover um bom trabalho à frente desta secretaria”, afirmou Altair.

Negreira agradeceu o prefeito Altair e relembrou um pouco de sua trajetória, desde quando ingressou na equipe “dente de leite” do Clube Noroeste, de Bauru, passando depois pelas categorias Infantil e Júnior da mesma equipe. Teve passagens pelo Comercial de Ponta Porã (Mato Grosso do Sul) e depois pelo Águia Negra, da cidade de Rio Brilhante, onde uma lesão grave o afastou do futebol profissional.

Foi nessa época, que o jogador deu espaço para o treinador e o interesse pelo voleibol aumentou. “Desde meus 17 anos eu já gostava de vólei, mas foi quando parei com o futebol e fui estudar, que pude fazer o curso de especialização em Curitiba, que me deu condições de atuar nas escolinhas da Prefeitura. Nessa época eu já treinava as crianças em uma quadra do Jardim Cruzeiro, onde o piso era de cimento, nós mesmos cortávamos os paus para fazer poste e iluminar o local para as crianças brincarem. Muitas crianças começaram a jogar comigo naquela quadra simples”. A carreira como treinador da Prefeitura de Agudos se consolidou com o concurso público, em 1991.

Além da paixão pelo esporte, Negreira se formou também como professor, quando ainda havia o Curso de Magistério, e há muitos anos possui o registro do Conselho Regional de Educação Física, que o gabarita a dar aulas e montar equipe no vôlei. O treinador acumula ainda 30 Jogos Regionais, sendo três vezes campeão; possui mais de mil medalhas e 300 troféus em várias modalidades, especialmente no vôlei.

Ele destaca, no entanto, que apesar de toda a experiência, foi em 2005 que surgiu a grande oportunidade de sua vida como treinador, ao conhecer a então adolescente Bruna Honório, que chegou às escolinhas municipais do Ginásio de Esporte para treinar vôlei aos 13 anos e teve seu grande potencial identificado imediatamente. “Hoje me sinto realizado, vendo todos os grandes times pelos quais ela passou e estando em sua 10ª Superliga, enquanto aguarda a convocação para as Olimpíadas do ano que vem. Ela pode ser a primeira atleta agudense a participar dos jogos olímpicos”, comemorou.

Agora, na função de gestor esportivo, Negreira diz que contará com os vários contatos e amigos que fez ao longo de sua carreira. “Graças a Deus tenho meu trabalho reconhecido em todo Estado de São Paulo, conheço todos os dirigentes esportivos, tenho amigos na Secretaria Estadual de Esporte, e por isso vou em busca de recursos, material esportivo, bolsas de estudo, tudo para ajudar o prefeito Altair. Meu objetivo agora é incentivar a prática do esporte entre as crianças e adolescentes, para revelar o potencial do atleta de nossa cidade. A partir de agora meu sonho é fazer o melhor trabalho possível, dar condições do jovem participar, que nossa cidade seja reconhecida por isso, e que todos tenham mais saúde mantendo essa prática tão importante”, concluiu.

A jogadora Bruna Honório parabenizou a escolha de Luiz para a função. "O Negreira é para mim o símbolo máximo de esporte na cidade, que viveu o esporte toda uma vida. Ele é apaixonado pelo esporte, se importa com o crescimento e sabe como funciona tudo, isso só agrega. Tenho certeza que ele vai se doar ainda mais para o crescimento do esporte na cidade".