Saúde - Sábado, 28 de Março de 2020

Prefeitura flexibiliza abertura do comércio de Agudos, mas mantém regras de segurança de saúde

A partir do dia 30 poderão funcionar delivery, drive thru e serviços ligados à beleza

A partir da próxima segunda-feira, dia 30, estabelecimentos comerciais considerados como atividades não essenciais poderão funcionar em Agudos, com atendimento por meios telefônico e eletrônicos, no formato delivery (entrega na casa do consumidor) e também por meio do sistema drive thru (retirada dos produtos na entrada dos estabelecimentos).

A medida da Prefeitura de Agudos foi divulgada neste sábado e considera o período de isolamento social e enquanto durar a quarentena imposta no Estado. Um Decreto que define as medidas foi publicado na tarde de hoje.

Para funcionar, o estabelecimento deverá seguir algumas determinações contidas no Decreto, entre elas, atender das 12h às 18h, implantar barreiras de proteção higiênicas, manter distância mínima entre os consumidores, entre outras.

Nele, também está definido que estabelecimentos relacionados a atividades de cabeleireiro, barbeiro, estética e higiene pessoal poderão funcionar com atendimento individual, agendamento prévio, desde que não criem a aglomeração de pessoas. Para isso, é obrigatória a utilização de equipamentos descartáveis para o atendimento (luvas, tocas, copos, etc.), além da adoção das medidas de segurança previstas anteriormente.

Permanece suspenso o funcionamento de bares, academias, casas noturnas, museus, centros culturais, bibliotecas, clubes de lazer, e estabelecimentos congêneres. O decreto completo pode ser acessado na página da Prefeitura no endereço  https://www.imprensaoficialmunicipal.com.br/agudos.

A Prefeitura antecipou que estão mantidas todas as medidas de segurança em saúde pública tomadas anteriormente, como o isolamento social e fechamento do comércio em geral, com exceção daqueles constantes nos Decretos 6.921 (20 de março de 2020), 6.922 (23 de março de 2020) e 6.923 (24 de março de 2020).

Mas, com a ampliação da oferta de serviços, a Prefeitura tem objetivo de reduzir o reflexo econômico em Agudos das medidas restritivas adotadas em todo país.

Mas, assim como fez até agora, mantém sob avaliação cada nova decisão, considerando o resultado social e podendo revogar tais medidas a qualquer momento, caso demonstrem um risco à saúde da população.