Saúde - Segunda-feira, 15 de Junho de 2020

Após reclassificação do Governo do Estado, Agudos fechará comércio aos finais de semana e feriados

O Decreto 6.986, publicado nessa segunda-feira, dia 15 de junho, pela Prefeitura de Agudos, faz adequações ao funcionamento do comércio e de outros serviços, considerando a mudança de classificação da região de Bauru no Plano São Paulo, criado pelo Governo Estadual e que monitora o desempenho dos municípios paulistas no combate à pandemia de coronavírus, e também o Decreto Estadual que prorrogou a chamada “Quarentena Consciente” em todo Estado até o dia 28 de junho.

Assim como outras cidades da região, Agudos foi reclassificada do nível 3 para o nível 2, que determina maior controle das atividades econômicas, incluindo o comércio. Em função da alteração, em um pronunciamento neste domingo, dia 14, o prefeito Altair Francisco Silva antecipou parte das mudanças que serão estabelecidas a partir desta segunda-feira.

Entre as principais, está o fechamento total do comércio e de empresas consideradas de atividades não essenciais aos sábados, domingos e feriados, mantendo-se o funcionamento durante a semana com atendimento ao público das 10h às 16h, com limite reduzido da quantidade de pessoas no interior dos estabelecimentos, e outras medidas de prevenção, como distanciamento, disponibilidade de álcool gel e obrigatoriedade do uso de máscaras. No caso de bares e restaurantes, o horário pode ser das 11h às 15h, ou das 18h às 22h. Nas atividades essenciais não houve mudanças.

“Estamos discutindo cada mudança com outras cidades da região para que o impacto seja o menor possível. Claro, que o principal critério é a preservação da saúde da população, mas não podemos deixar que outras atividades sejam descuidadas. Estamos tentando equilibrar a situação para que o município continue caminhando”, disse o prefeito. Como as mudanças atingiram toda a região, Altair explicou que as ações de adequação estão sendo padronizadas tendo como base critérios técnicos e bom senso.

O prefeito ressaltou o aumento de casos confirmados de pessoas com coronavisor e lamentou a segunda morte no município causada pela Covid – 19. Um homem, de 87 anos morreu enquanto estava sob tratamento para a doença, em um hospital particular de Bauru. Entre os dias 7 e 14 de junho, Agudos registrou 15 novos casos da doença, um aumento de 34%. A cidade registrou até este domingo, 59 casos positivos de pessoas infectadas pelo coronavírus, sendo que 22 pessoas estão sob acompanhamento e tratamento domiciliar, sem nenhum paciente em estado grave.

“Queremos que a vida de todos esteja o mais próximo da normalidade, mas não podemos descuidar e temos que permanecer atentos”, afirmou Altair.

O descumprimento do que está previsto no Decreto estará sujeito auto de infração, multa, interdição e até cassação do alvará de funcionamento do estabelecimento, sendo que o proprietário poderá ainda responder por medidas cíveis e criminais cabíveis.

O Decreto completo pode ser acessado no Diário Eletrônico Oficial, que fica no site da Prefeitura no endereço https://dosp.com.br/exibe_do.php?i=MTEzNjE5 .