Administração - Quarta-feira, 01 de Julho de 2020

Prefeitura de Agudos dá mais transparência e economia às compras públicas com Pregão Eletrônico

O processo online gera economia, praticidade e transparência nas compras feitas pelo governo municipal de Agudos

Nesta quarta-feira, dia 1 de julho, pela primeira vez, a Prefeitura de Agudos realizou o Pregão Eletrônico para uma aquisição, processo que gera economia, praticidade e transparência nas compras feitas pelo governo municipal. O processo é realizado por meio de uma plataforma digital fornecida, gratuitamente, pelo Governo Federal.

O Pregão Eletrônico é a modernização do sistema implantado no início da gestão do prefeito Altair Francisco Silva, em 2017, que era feito de forma presencial. O pregão presencial, que não era realizado na Prefeitura antes de 2017, já gerava economia para o município, por abrir a possibilidade de adquirir produtos e serviços com menores preços, ofertados em forma de lances. Mas, era restrito a menos participantes, exigia a presença física e mais tempo para ser concluído.

Na forma eletrônica, fornecedores de todo país podem se cadastrar para participar do processo de forma online. Desde a publicação da realização do pregão até a realização efetiva o prazo é de oito dias, e o processo todo é encerrado em poucas horas. Com mais lances, a economia das compras da Prefeitura de Agudos será considerável, segundo a equipe que atua no Setor de Licitação.

Um exemplo, foi a aquisição de um veículo ocorrida nesta quarta-feira, cujo verba de fonte federal foi destinada por um deputado. O veículo que será destinada a entidade Renascer tinha valor inicial de R$ 62 mil, mas foi adquirido pela Prefeitura por R$ 56.700,00.

Equipe do Setor de Licitações e Administrativo da Prefeitura de Agudos

Embora a exigência do uso da plataforma Comprasnet seja apenas para verbas federais, o prefeito Altair Francisco determinou que todos os pregões, a partir de agora, sejam realizados por meio do mesmo sistema, para garantir que todos os processos de aquisição sejam ainda mais econômicos e transparentes. “Iniciamos esse processo em 2017, com a implantação do Pregão Presencial, que não era realizado na Prefeitura. Até então, só se fazia compras direta ou com Carta Convite. Desde então, a estrutura administrativa do município não comportava a mudança implantada agora, por isso mantivemos o Pregão Presencial. Mas, a partir de agora, implantamos o Pregão Eletrônico, com objetivo de gerar ainda mais economia de recursos públicos, algo que buscamos desde o início de nossa gestão, sempre usando os recursos com total transparência”, afirmou Altair.

O processo possibilita ainda que, após encerramento da fase de lances, a Prefeitura tenha acesso à situação fiscal completa das empresas, através de um recursos da própria plataforma, onde é confirmada se a empresa está apta a ser habilitada para fornecer o produto ou serviço. Para participar, basta se cadastrar direto na plataforma, onde possui um manual de orientação.