Saúde - Quarta-feira, 08 de Julho de 2020

Prefeito Altair anuncia aumento dos testes contra Covid-19 em Agudos

Prefeito Altair anuncia aumento dos testes contra Covid-19 em Agudos

Centro de Referência para Síndromes Respiratórias é local adequado para tratamento em caso de suspeita de Covid-19

Em sua última reunião, o Comitê Gestor de Combate à Covid-19 de Agudos, presidido pelo prefeito Altair Francisco Silva, decidiu ampliar a quantidade de testes que serão disponibilizados a pacientes do município com sintomas de Covid-19 e que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Os testes estão sendo disponibilizados no Centro de Tratamento à Covid-19, criado pela Prefeitura de Agudos em uma área anexa ao Hospital de Agudos.

O Comitê, formado por representantes das secretarias de Saúde, Assistência Social, Administração, Educação e Vigilâncias Sanitária e Epidemiológicas tem se reunido duas vezes por semana para traçar estratégias, definir novas ações relacionadas ao enfrentamento da pandemia, avaliar o resultado do trabalho já realizado e debater sobre todos os assuntos ligados ao coronavírus e que previnam a população da transmissão do vírus.

Reunião do Comitê Gestor de Combate à Covid

Os testes rápidos para o novo coronavírus são dispositivos de uso profissional, manuais, de fácil execução, que não necessitam de outros equipamentos de apoio. Testes rápidos (IgM/IgG) podem auxiliar o mapeamento da população que já teve o vírus ou foi exposta a ele. Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou os critérios para que sejam feitos os testes, aumentando a possibilidade de realização da testagem na população. Em Agudos, o Comitê segue as diretrizes do Ministério em relação aos testes e sua disponibilidade.

Entre as decisões do Comitê também está a realização das “blitz sanitárias”, que estão sendo feitas nas principais avenidas de Agudos para identificar possíveis moradores com sintomas da Covid-19. Na ação, é feita a aferição de temperatura e verificação do uso de máscara.

Apenas na sexta-feira, dia 3 de julho, na avenida Richard Freudenberg foram verificados 143 veículos entre carros, motocicletas e um ônibus, e 241 pessoas foram orientadas sobre as medidas de prevenção necessárias para evitar a doença, sendo que três pessoas com temperatura acima de 37,8 foram orientadas a procurar Unidade de Pronto Atendimento.