Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Agudos, Sábado, 16 de Janeiro de 2021 Telefone (14) 3262-8500

Atendimento Atendimento: De segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 17h.

Sext
15/01
30 °C
21 °C
Índice UV
13.0
Sáb
16/01
29 °C
22 °C
Índice UV
13.0
Domi
17/01
30 °C
22 °C
Índice UV
13.0
Segu
18/01
30 °C
23 °C
Índice UV
13.0

Saúde - Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020

Notícias por Categoria

Prefeitura de Agudos cria Projeto Guardião para garantir isolamento social de pessoas positivas da covid-19


Prefeitura de Agudos cria Projeto Guardião para garantir isolamento social de pessoas positivas da covid-19

No centro, o prefeito Altair Francisco, durante inauguração da GCM, que será responsável pelo Projeto Guardião

 

A Prefeitura de Agudos criou o Projeto Guardião para intensificar o acompanhamento de pessoas que testaram positivo para a covid-19, com objetivo de evitar que descumpram o isolamento social e proporcionem o aumento no número de casos. A fiscalização será feita pela Guarda Civil Municipal, a partir desta sexta-feira, dia 14 de agosto. 

A criação do projeto é uma decisão tomada pelo Comitê Gestor de Combate à Covid-19, após constatado que vários pacientes, após terem a confirmação de que eram positivos para covid-19, permanecem em atividades regulares, sem respeitar o isolamento necessário para não transmitirem a doença. O objetivo é garantir que as pessoas com covid-19 evitem o contato e possível contágio de outros moradores.

Pelo Projeto Guardião, os guardas-civis passarão a fazer visitas constantes às residências dos pacientes positivos para se certificarem que essas pessoas estão respeitando o isolamento dentro de casa. 

Caso forem flagradas descumprindo o isolamento, ou seja, caso estejam fora de casa no período de isolamento determinado por recomendação médica será feito um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil e o paciente poderá responder judicialmente por alguns crimes previsto no Código Penal Brasileiro, como o ato de causar epidemia, violar a determinação do poder público, causar perigo de contágio de doença grave e expor a vida ou a saúde de outra pessoa a perigo. 

Além da fiscalização, foi criado um sistema de apoio para que os pacientes não precisem sair de casa. Assistentes sociais da Secretaria de Assistência Social farão contato com todos os pacientes positivos para tomarem conhecimento de necessidades, como retirada de medicamentos, compras de alimentos ou outras. Após o contato, as assistentes buscarão apoio familiar ou de vizinhos para que os pacientes não se sintam obrigados a sair de casa.

Além disso, desde que é confirmado o contágio pelo coronavírus, o paciente é orientado e assina um Termo de Conduta, onde estão previstas a forma como deve agir e quais as penalidades, caso contrarie o que está estabelecido no documento.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Agudos 121 anos

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!