Agudos, Sábado, 16 de Janeiro de 2021 Telefone (14) 3262-8500

Saúde - Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020

Agudos participa da campanha estadual Fique Sabendo para DSTs

A Prefeitura de Agudos participa, de 1 a 7 de dezembro, da Campanha Estadual Fique Sabendo, para testagem do HIV e sífilis, que poderá ser feita em todas as Unidades de Saúde do município. Ao todo serão 300 testes para o vírus HIV e para sífilis. Além das UBS, os testes também poderão ser feitos no CAPS, no CIS e na Casa de Passagem mantida pela Prefeitura de Agudos.

Segundo o Governo do Estado, a campanha anual é uma ação de intensificação da testagem junto às populações mais expostas às infecções sexualmente transmissíveis, e o tema “Fique Sabendo – Faça o teste da aids e da sífilis” pretende destacar a importância do diagnóstico precoce para as duas doenças. Especialmente este ano, quando devido à pandemia, diminuiu a procura pelos testes, de acordo com o governo estadual, em cerca de 50% em todos os municípios paulistas em relação ao mesmo período de 2019.

Além disso, a campanha deste ano também tem objetivo de ampliar o número de pessoas que conheçam sei status sorológico em relação ao HIV e assim iniciar imediatamente o tratamento do paciente soropositivo.

Em Agudos, cada Unidade de Saúde terá dia e horário específicos de atendimento. No dia 1º de dezembro, terça-feira, atendem as unidades CAPS e UBS São Vicente e Cruzeiro, das 8h às 12h, a unidade de Domélia das 8h às 16h, e o CIS, das 8h às 17h30.

Nos dias 2 e 7 de dezembro, o Posto Pampulha atende das 8h às 12h.

Já na quinta-feira, dia 3, o Centro de Saúde II atende das 8h às 12h30 para realização de testes.

O Posto de Saúde Madri oferece os testes na sexta-feira, dia 4, das 8h às 12h, e no mesmo dia o Posto Moussa Tobias atende das 12h30 às 17h30.

A Casa de Passagem também vai oferecer os testes no sábado, dia 5 de dezembro, das 8h às 11h.