Saúde - Quinta-feira, 03 de Dezembro de 2020

Funcionamento do Centro Covid de Agudos será readequado e oferta de atendimento em postos de saúde será ampliada

O atendimento do Centro passa a ser das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, durante um período de avaliação

Considerando questões técnicas, principalmente a queda no número de pessoas que procuram pelo atendimento no Centro de Referência para Síndromes Respiratórias (Centro Covid), a Secretaria de Saúde de Agudos realizará adequações no horário de atendimento deste serviço, a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de dezembro. A decisão foi aprovada pelo Comitê Gestor de Combate à Covid-19, nesta terça-feira. Com a decisão, o atendimento do Centro passa a ser das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira, durante um período de avaliação. A adequação permitirá a ampliação no atendimento de duas Unidades de Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde, Fábio Mota, houve uma queda no número de pessoas que procuram pelo serviço criado especificamente para funcionar durante a pandemia. Casos graves de covid-19 continuam tendo a UPA como referência. “Nosso acompanhamento constante da evolução epidemiológica mostrou uma redução no número de pessoas que procuram pelo Centro, por isso, os médicos que disponibilizamos para este atendimento poderão voltar a atender em outras unidades. Assim, vamos ajustar a procura dos serviços oferecidos pela Rede Básica de Saúde, tanto no atendimento relacionado à pandemia, quanto os atendimentos gerais das unidades de saúde”, explicou o secretário.
Até a terça-feira, dia 1º de dezembro, 907 casos de covid-19 foram confirmados em Agudos, três estavam internados, sendo um na Unidade de Terapia Intensiva; 15 pacientes positivos seguiam sendo acompanhados em casa, e 872 pessoas haviam se recuperado da doença. Foram 17 mortes até a data. A Prefeitura fez 877 testes rápidos em massa, que somados aos testes feitos no Centro Covid chegam a 3.778 testes.
De acordo com o monitoramento epidemiológico feito pela Secretaria de Saúde, todo os números relacionados ao Centro de Referência para Covid caíram no último trimestre. Os atendimentos mensais foram de 726 em setembro, para 604 em outubro e 603 em novembro, o que causou uma queda na média diária de 36 pacientes em setembro para 30 e outubro e 30 novembro.
O prefeito Altair Francisco Silva ressaltou que o remanejamento será importante para melhorar o atendimento nas unidades de Saúde. “Houve uma redução da procura de pessoas pelo Centro de Covid e ao mesmo tempo um aumento da necessidade de médicos em postos de saúde, por isso decidimos pela adequação do horário no Centro, o que permitirá disponibilizar um médico para atender no posto Dirce Porto Bicalho Ayub (Madri), que tem uma grande procura por atendimento de clínico geral, e outro para o Posto Central, onde também existe uma grande demanda”, explicou.

Altair ressaltou que toda mudança relacionada à pandemia não é permanente e passa por constante avaliação, podendo ser revista a qualquer momento.