Educação - Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 2021

Aulas da rede municipal serão retomadas na segunda-feira em Agudos

Aulas presenciais terão 35% da capacidade de cada sala de aula no ensino fundamental; ensino infantil continua com aulas remotas

Aulas da rede municipal serão retomadas na segunda-feira em Agudos

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Agudos irá retomar na próxima segunda-feira (08) as aulas da rede municipal de educação. Tanto o ensino fundamental quanto o infantil retomarão as atividades, mas com restrições por conta da pandemia da Covid-19. A maior parte dos alunos continuará com o ensino remoto.

Para o ensino fundamental o sistema será híbrido com aulas presenciais para 35% da capacidade de cada sala de aula. Os demais alunos irão acompanhar os estudos através de atividades remotas online.

Já a educação infantil também terá retorno nesta segunda-feira (08), mas apenas de modo remoto. As aulas presenciais para esses alunos também serão retomadas presencialmente, mas somente a partir do dia 22 e com ocupação máxima de 35% da capacidade de casa sala de aula.

Segundo a Secretaria de Educação, o município registrou até o momento as matrículas de 2.341 alunos para o ensino fundamental e 1.397 no ensino infantil.

Os pais que tenham interesse em que o filho estude de modo presencial, deverão assinar termo de compromisso na secretaria escolar onde a criança está matriculada. A prefeitura ressalta que mesmo com a manifestação de interesse dos pais, os alunos só poderão acompanhar as aulas presenciais dentro do limite de ocupação de sala (35%) estabelecido por decreto.

O prefeito Fernando Octaviani elogiou o trabalho da Secretaria de Educação e a organização para a retomada gradual das atividades. “É um momento importante que precisa ter total atenção de todos. Os alunos que estarão nas aulas presenciais encontrarão um rigoroso protocolo sanitário para evitar mais contaminação da Covid-19. É uma retomada consciente e necessária e a faremos com a maior segurança possível”, explicou.

Segue valendo decreto publicado no dia 4 de janeiro

As aulas serão retomadas com base em decreto municipal assinado pelo prefeito Fernando Octaviani, em 4 de janeiro. O decreto municipal considera texto estadual publicado pelo Governo do Estado em 17 de dezembro do ano passado, que prevê a retomada gradual das atividades presenciais em escolas da rede pública.

Medidas sanitárias contra o coronavírus

Apesar da retomada gradual das aulas presenciais, os protocolos de segurança em relação à pandemia da Covid-19 deverão ser seguidos à risca pelas escolas municipais.

A aula presencial é de caráter facultativo ao estudante, no entanto, a rede municipal de ensino tem a obrigação de oferecer um ambiente seguro e com condições de aulas híbridas de qualidade.

A própria Secretaria de Educação elaborou um protocolo de segurança que é o regramento que cada escola deverá seguir para garantir a segurança dos alunos. Cada unidade escolar já está preparada para seguir as recomendações:

Sinais de síndrome gripal: A criança que apresentar sintoma gripal ou alteração na temperatura corporal a partir de 37,5º será encaminhada para local apropriado na escola. A família será informada imediatamente, sendo orientada a procurar por atendimento médico.

Entrada na escola: Os alunos deverão chegar com máscara na escola e trocá-la a cada três horas. Cada aluno deverá limpar os pés no tapete sanitizante e ir direto para a sua sala de aula. Na sala os locais já estarão posicionados, com o distanciamento necessário e o aluno deverá permanecer no mesmo lugar até o final da aula.

Refeições: Cada turma terá o seu horário escalonado para refeições na intenção de evitar aglomerações. Os alunos deverão usar a máscara até o horário de iniciar a refeição e colocá-la logo após o término. As mesas e cadeiras serão higienizadas a cada uso.

Saída: As turmas sairão de forma escalonada para evitar aglomerações. O responsável pelo aluno deverá busca-lo no horário exato do término da aula.

Higiene pessoal: O aluno não deverá compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos, nem materiais didáticos, brinquedos ou jogos. A orientação é para que os alunos cubram a boca com lenço ou com o braço – e não com as mãos -, em casos de espirros ou tosse. É recomendado que cada aluno leve kit de higiene pessoal contendo máscara para troca e sua garrafa d’água para evitar uso de bebedouros. Caso precise usar o bebedouro é importante que não entre em contato direto com qualquer superfície.

Equipe escolar: Todos os professores estarão utilizando protetor de acrílico durante as aulas, evitando a contaminação por gotículas de saliva. Portas e janelas das salas de aula estarão sempre abertas, possibilitando a ventilação natural e evitando o toque em maçanetas e fechaduras.

Higienização de mãos: Haverá disponível no ambiente escolar toten com álcool em gel 70%, dispenser de sabonete líquido e toalha de papel.

Limpeza escolar: Haverá cronograma de limpeza do ambiente escolar com maior frequência, especialmente em banheiros, maçanetas, carteiras, interruptores, portas entre outros. Haverá restrição da entrada desnecessária de pais ou responsáveis nas instalações da escola.