Saúde - Quinta-feira, 11 de Março de 2021

Defesa Civil continua fiscalização a pacientes positivados com coronavírus

Do dia 26 de fevereiro até agora mais de 60 pacientes foram visitados; três ocorrências de desrespeito às medidas de distanciamento foram registradas

Defesa Civil continua fiscalização a pacientes positivados com coronavírus

​A Defesa Civil de ​A​gudos, em parceria com a Secretaria de Saúde, continua com o trabalho de visita de fiscalização a pacientes positivados com a Covid-19. Do dia 26 de fevereiro até agora foram visitados mais de 60 pacientes em Agudos e no distrito de Domélia. A equipe registrou três ocorrências de desrespeito às regras de distanciamento social.

É um trabalho orientativo e tem a intenção de conferir se os pacientes estão seguindo as medidas sanitárias necessárias.

Com base no banco de dados da Secretaria de Saúde, os agentes da Defesa Civil fazem um monitoramento domiciliar através de visitas e caso o paciente não esteja em sua residência ou descumprindo o distanciamento, os agentes comunicam a Secretaria de Saúde.

“Desde que iniciamos a fiscalização estamos sendo bem recebidos. Não tivemos problemas com os moradores. Nos locais onde identificamos o descumprimento das medidas, fizemos a notificação e continuaremos o monitoramento contando com o apoio da Vigilância Sanitária”, explica Carlos Alexandre, Coordenador da Defesa Civil e responsável pelas visitas domiciliares.

Carlos conta que os próprios moradores estão elogiando a ação de fiscalização. “As próprias pessoas em isolamento têm elogiado a fiscalização, dizendo que esta ação é essencial para frear a contaminação pelo vírus. Em várias ocasiões recebemos elogios dos moradores e isso é gratificante”, contou.

O prefeito Fernando Octaviani diz que a fiscalização é uma forma de garantir a segurança dos pacientes e da população em geral. “Além da fiscalização realizada pela Vigilância Sanitária em estabelecimentos comerciais, a fiscalização casa a casa também é necessária, uma vez que os pacientes com resultados positivos para a Covid-19 se comprometem a cumprir uma série de medidas de isolamento social para evitar que outras pessoas estejam expostas ao vírus. É uma fiscalização de orientação e pedimos que os pacientes citados colaborem e permaneçam com o período de quarentena”, diz.

Quando a equipe flagra casos de desrespeito às medidas, a própria Defesa Civil faz uma notificação orientativa, solicitando que o paciente cumpra o isolamento conforme determinado pela autoridade de saúde. Nesse caso a Vigilância Sanitária também é informada e continua o monitoramento.​