Educação - Sábado, 20 de Março de 2021

Educação conquista plataforma digital e sistema de ensino gratuitos

A parceria celebrada entre a Prefeitura Municipal de Agudos e a Google For Education, de forma totalmente gratuita, aconteceu em tempo recorde. Em menos de 30 dias, foi concluído a criação do subdomínio da Educação e com contratos assinados entre as partes, deu-se a largada inicial para a ampliação do ensino aprendizagem digital, dos alunos desde o Berçário até o Ensino Fundamental I.

Diante do cenário educacional, foi pontual a preocupação da Equipe Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, em garantir o acesso e dar legitimidade no processo educacional dos alunos. Diante desse contexto, a equipe atual, focou na necessidade de intervenção pedagógica diferenciada e gratuita.

A plataforma do Google For Education é totalmente gratuita, fácil de usar e já possui dezenas de ferramentas e recursos que estarão ajudando Gestores, Professores e alunos e até mesmo os próprios pais, a criar, colaborar e desenvolver habilidades digitais.

A implantação da plataforma aconteceu no início de fevereiro, onde foi oferecido aos profissionais, uma capacitação online e ao vivo através da Empresa Empodera Digital, parceira da Google.

A partir daí, a idealizadora do Projeto Tecnologia nas Escolas, Margareth Zamora Angélico, professora efetiva na rede, formada em Pedagogia, Jornalismo e Gestão de Tecnologias Digitais, junto da Equipe de Ti, da Prefeitura, conseguiu cadastrar mais de 200 professores, coordenadores e diretores, além de criar mais de 4 mil e-mails aos alunos da rede. Todos os profissionais da Educação passaram a ter e-mails institucionais da Google. Assim, todos ficarão integrados no ambiente virtual, modernizando estratégias pedagógicas e formas de acessar os alunos mesmo distantes para aprender de forma instigante e colaborativa.

De acordo com o Secretário de Educação, Guilherme Danelon, esse é um projeto que ficará para o futuro, agregando estratégias tecnológicas aos processos de Ensino e Aprendizagem. “É um passo importante, e os desafios dos tempos em que estamos vivendo precisam ser enfrentados com novos olhares. Estamos aprendendo com tudo o que está acontecendo e, mais do que nunca, o nosso compromisso é oferecer o melhor para os nossos profissionais e para os nossos alunos”, afirma o secretário.

Sistema de Ensino

Com relação ao Sistema de Ensino, no ano de 2021, a Secretaria de Educação, através das Supervisoras do Fundamental Patrícia Ferraz de Souza, Infantil Elaine Arantes e Berçário, Marcela Faustino, adotaram o Currículo Paulista, também gratuito, documento homologado em agosto de 2019, elaborado pela Secretaria do Estado da Educação (SEE) abrangendo mais de 600 municípios do Estado de São Paulo (inclusive o município de Agudos).

Assim como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Currículo Paulista é um documento normativo que apresenta aprendizagens essenciais dos alunos, garantindo as especificidades educacionais do território paulista, como as características sociais, econômicas, culturais e históricas.

O Currículo Paulista representa um passo decisivo no processo de melhoria da qualidade da Educação Básica no Estado de São Paulo, no que se refere às aprendizagens dos estudantes, como a produção de materiais de apoio, formação inicial e continuada dos educadores e às matrizes de avaliação.

Dentro deste convênio totalmente gratuito para a prefeitura municipal, há também o fornecimento de materiais didáticos totalmente gratuitos para alunos e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental.