Educação - Quinta-feira, 08 de Abril de 2021

Agudos faz testagem de professores da rede municipal

Ação teve início na quarta (7); Secretaria de Educação fez agendamento por unidades escolares

Agudos faz testagem de professores da rede municipal

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos iniciou nesta quarta-feira (7), uma ação especial de testagem para a Covid-19 em professores e equipe escolar da rede municipal de ensino. A ação conta também com o apoio da Secretaria de Educação e continua nesta quinta-feira (8).

Serão testados os profissionais que atuam presencialmente nas unidades municipais, sendo professores efetivos, substitutos e equipe escolar. A Educação estima que 700 profissionais devem passar pelo procedimento, que compreende testes rápidos para a detecção do coronavírus.

Para a realização da testagem, os profissionais foram agendados de acordo com a sua unidade escolar para evitar aglomerações e formação de filas. A ação ocorreu na tarde desta quarta-feira e manhã e tarde de quinta.

O teste rápido consiste numa ferramenta importantíssima no controle da pandemia de covid-19, como na identificação da quantidade de pessoas que já foram infectadas – Foto – Roberto Netto - PMA. No caso dos profissionais da educação, se detectado casos positivos para a Covid-19, o mesmo será encaminhado para o Centro Covid-19 e receberá orientações em relação às medidas sanitárias que deverá cumprir.

Vacinação de profissionais da educação

Segundo o Governo do Estado, a primeira etapa da imunização para a educação terá início na próxima segunda-feira (12) para servidores e funcionários a partir de 47 anos, das redes estadual, municipal e privada.

Poderão ser imunizados profissionais que atuem nas escolas com funções como secretários, auxiliares de serviços gerais, faxineiras, mediadores, merendeiras, monitores, cuidadores, diretores, vice-diretores, professores de todos os ciclos da educação básica, professores coordenadores pedagógicos, além de professores temporários.

Para receber a vacina, eles devem fazer o cadastro no site https://vacinaja.sp.gov.br/educacao, com número do CPF, nome completo e e-mail. Em seguida, receberão um link no e-mail indicado e será necessário validá-lo para dar continuidade ao cadastro. É importante verificar se o e-mail não foi deslocado para a caixa de spam.

No passo seguinte, o profissional deve confirmar os dados pessoais e apontar nome da escola, rede de ensino, município e cargo ocupado. Para as redes municipais, particulares e federal também é necessário anexar os holerites dos meses de janeiro e fevereiro.

Na sequência, o cadastro passará por um processo de análise e, se validado, o profissional receberá em seu email o comprovante VacinaJá Educação, este documento terá um QRCode para verificação de autenticidade.

No momento da vacinação, o profissional da educação deverá apresentar o comprovante VacinaJá Educação, RG e CPF para conferência dos dados pelo profissional de saúde. Caso o usuário não apresente o comprovante, ele não poderá ser imunizado.

Nos próximos dias a Prefeitura de Agudos irá divulgar as informações referentes à vacinação dos profissionais nas redes oficiais do município e site www.agudos.sp.gov.br