Educação - Quarta-feira, 28 de Abril de 2021

Aulas da rede municipal serão retomadas na segunda-feira em Agudos

Aulas presenciais terão 35% da capacidade de cada sala de aula

Aulas da rede municipal serão retomadas na segunda-feira em Agudos

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Agudos irá retomar na próxima segunda-feira (03) as aulas da rede municipal de educação. Tanto o ensino fundamental quanto o infantil retomarão as atividades, mas com restrições por conta da pandemia da Covid-19. A maior parte dos alunos continuará com o ensino remoto.

O sistema continua híbrido com aulas presenciais para 35% da capacidade de cada sala de aula tanto para a educação infantil, quanto para a fundamental. Os demais alunos irão acompanhar os estudos através de atividades remotas online.

Cada unidade escolar irá entrar em contato com os responsáveis para informar sobre a retomada das aulas.

O Secretário de Educação Guilherme Crescione Danelon destacou o empenho dos profissionais da pasta para a retomada presencial. “Agradeço aos profissionais da educação que se programaram durante semanas para possibilitar essa retomada e também aos pais que compreenderam a atual situação da pandemia. Seguiremos todos os protocolos para que esse retorno seja feito com segurança”, disse.

O prefeito Fernando Octaviani destacou a importância da retomada. “Sabemos que este é um momento de pandemia, mas as aulas são de extrema importância para o desenvolvimento da criança. Estamos felizes por poder iniciar essa retomada consciente e esperamos que nas próximas semanas possamos aumentar a presença de alunos nas escolas”, disse.

Medidas sanitárias contra o coronavírus

Apesar da retomada gradual das aulas presenciais, os protocolos de segurança em relação à pandemia da Covid-19 deverão ser seguidos à risca pelas escolas municipais.

A aula presencial é de caráter facultativo ao estudante, no entanto, a rede municipal de ensino tem a obrigação de oferecer um ambiente seguro e com condições de aulas híbridas de qualidade.

A própria Secretaria de Educação elaborou um protocolo de segurança que é o regramento que cada escola deverá seguir para garantir a segurança dos alunos. Cada unidade escolar já está preparada para seguir as recomendações:

Sinais de síndrome gripal: A criança que apresentar sintoma gripal ou alteração na temperatura corporal a partir de 37,5º será encaminhada para local apropriado na escola. A família será informada imediatamente, sendo orientada a procurar por atendimento médico.

Entrada na escola: Os alunos deverão chegar com máscara na escola e trocá-la a cada três horas. Cada aluno deverá limpar os pés no tapete sanitizante e ir direto para a sua sala de aula. Na sala os locais já estarão posicionados, com o distanciamento necessário e o aluno deverá permanecer no mesmo lugar até o final da aula.

Refeições: Cada turma terá o seu horário escalonado para refeições na intenção de evitar aglomerações. Os alunos deverão usar a máscara até o horário de iniciar a refeição e coloca-la logo após o término. As mesas e cadeiras serão higienizadas a cada uso.

Saída: As turmas sairão de forma escalonada para evitar aglomerações. O responsável pelo aluno deverá busca-lo no horário exato do término da aula.

Higiene pessoal: O aluno não deverá compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos, nem materiais didáticos, brinquedos ou jogos. A orientação é para que os alunos cubram a boca com lenço ou com o braço – e não com as mãos -, em casos de espirros ou tosse. É recomendado que cada aluno leve kit de higiene pessoal contendo máscara para troca e sua garrafa d’água para evitar uso de bebedouros. Caso precise usar o bebedouro é importante que não entre em contato direto com qualquer superfície.

Equipe escolar: Todos os professores estarão utilizando protetor de acrílico durante as aulas, evitando a contaminação por gotículas de saliva. Portas e janelas das salas de aula estarão sempre abertas, possibilitando a ventilação natural e evitando o toque em maçanetas e fechaduras.

Higienização de mãos: Haverá disponível no ambiente escolar toten com álcool em gel 70%, dispenser de sabonete líquido e toalha de papel.

Limpeza escolar: Haverá cronograma de limpeza do ambiente escolar com maior frequência, especialmente em banheiros, maçanetas, carteiras, interruptores, portas entre outros. Haverá restrição da entrada desnecessária de pais ou responsáveis nas instalações da escola.