Saúde - Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021

10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Todos pela Vida. Você não está sozinho!

10 de setembro: Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Setembro Amarelo é o mês da prevenção ao suicídio, cujo objetivo é conscientizar a população sobre a prevenção e dar visibilidade à causa.

Em 2003, a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de Setembro para ser o “Dia Mundial da Prevenção do Suicídio” e aproveitando a data mundial, no Brasil a campanha foi criada em 2015.

A cor amarela simbolizada na campanha é uma homenagem a um garoto de 17 anos chamado Mike Emme, que, em 1994, cometeu o suicídio dentro de seu carro, um Mustang amarelo, daí a origem da cor.

Durante seu funeral, seus pais, distribuíram cartões com fitas amarelas e uma pessoa que estava presente, espalhou os cartões pela cidade e pouco tempo depois, a iniciativa ganhou repercussão nacional.

Fique atento com aqueles que apresentam:

-Comportamento: isolamento social, comportamento retraído, inabilidade para se relacionar com a família e amigos, pouca rede social;

-Humor: depressão, irritabilidade, raiva, humilhação, perda de interesse, mudança na personalidade, pessimismo ou apatia;

-Mudança no hábito alimentar e de sono;

-Tentativa de suicídio anterior;

-Odiar-se, sentimento de culpa, de se sentir sem valor ou com vergonha;

-Uma perda recente importante – morte, divórcio, separação, etc;

-História familiar de suicídio; desejo súbito de concluir os afazeres pessoais, organizar documentos, escrever um testamento, etc.;

-Sentimentos de solidão, impotência, desesperança;

-Cartas de despedida;

-Doença física crônica, limitante ou dolorosa;

-Menção repetida de morte ou suicídio;

- Doença psiquiátrica;

-Alcoolismo;

-Ansiedade ou pânico;

- 4 D´S: DEPRESSÃO, DESESPERO, DESESPERANÇA E DESAMPARO;

O que fazer caso identificar algum desses sinais?

Busque por ajuda das fontes de apoio:

• Centro de Atenção Psicossocial(CAPS),
  • Centro de Valorização à Vida (CVV) no telefone 188,
  • Serviços de urgência e emergência – UPA,
  • Unidades básicas de saúde;
  • Converse com a pessoa em um lugar calmo;
  • Mostre empatia e fique calmo;
  • Ouvir e acolher, mostrando a pessoa que você está lá para ajudá-la;
  • Leve a situação a sério;
  • Explorar as outras saídas, além do suicídio;
  • Incentive a procurar ajuda profissional e ofereça para acompanhá-la a um atendimento;
  • Se a pessoa estiver em perigo imediato, não a deixe sozinha;
  • Entre em contato com alguém de confiança da pessoa, indicado por ela;
  • Fique em contato para acompanhar como a pessoa está passando e o que está fazendo.

O que NÃO fazer

• Não ignorar um pedido de ajuda;
  • Não minimizar ou julgar o sofrimento da pessoa;
  • Não utilizar frases como: Você tem a “mente fraca”, “É falta de Deus”;
  • Não ficar chocado e em pânico;
  • Não tentar se livrar do problema;
  • Não falar que tudo vai ficar bem, sem agir para que isso aconteça;
  • Não desafiar a pessoa a continuar em frente;
  • Não fazer o problema parecer trivial;
  • Não dar falsas garantias e não jurar segredo;
  • Não deixar a pessoa sozinha.

Em Agudos, o Setembro Amarelo é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e realizada pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

“Todos pela Vida: Você não está sozinho” é o slogan da campanha de prevenção no município de Agudos, cujos envolvidos na sua organização acreditam que é fundamental ampliar o debate sobre o problema sob o ponto de vista social e educacional estimulando o desenvolvimento de ações de prevenção ao suicídio.

Na ação do CAPS de matriciamento dos PSF (Programa Saúde da Família) toda a secretaria de saúde foi presenteada com a camiseta da campanha.

Entre as ações programadas estão a iluminação dos locais públicos com a cor amarela, de forma a remeter ao tema durante todo o mês de setembro nas edificações públicas municipais.

Também foi solicitada a parceria com a ACIRA para a colaboração do comércio local com campanha “Todos pela Vida: Você não está sozinho”, visando que as lojas decorem suas vitrines com a cor da campanha, usando a hashtag: #agudospelavida #amarelooanotodo.

No dia 10 de setembro os profissionais e usuários do CAPS farão algumas ações no centro da cidade, com entrega de folder´s informativos como forma de sensibilização à campanha.

Nesse dia, vista a cor amarela, tire uma foto e marque com a hastag:

#todospelavida

#amarelooanotodo.