.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda à Sexta-feira, das 08:00h às 17:00h.

Saúde - Quinta-feira, 14 de Outubro de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agudos tem “Dia V” de multivacinação neste sábado

Ação de vacinação será das 8h às 17h; intenção da campanha é atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes


Agudos tem “Dia V” de multivacinação neste sábado

A Secretaria de Estado da Saúde iniciou no mês de outubro a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, em consonância com o Ministério da Saúde. A campanha segue até o dia 29 de outubro. 

Para ampliar a cobertura vacinal, A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos promove neste sábado (16/10) o “Dia V” de Mobilização. Nesse ano, por iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, o dia ”D” foi alterado para dia “V” significando a vacina, melhor forma de prevenção de doenças imunopreveníveis. 

As ações têm como objetivo oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a carteira de vacinação, e consequentemente, aumentar as coberturas vacinais e homogeneidade e diminuir a incidência, contribuindo para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis nas crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. 

Para isso, durante o período da campanha, as salas de vacinas estarão abertas no horário de funcionamento das Unidades de Saúde e no sábado, “Dia V”, os postos de vacinação funcionarão das 8h às 17h.   

São eles: CSII Dr Jacob Casseb, PSF Moussa Tobias, PSF Dirce Porto Bicalho Ayub, PAS João Damásio Machado, PMS Michel Ayub, PAS Edneia Maria Venturini (Domélia).

A multivacinação é uma estratégia que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário de Vacinação. 

Tendo em vista as indicações do Calendário de Vacinação, é de fundamental importância que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando a caderneta de vacinação para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado nesse Calendário.

A Secretaria de Estado da Saúde, em consonância com o Ministério da Saúde, recomenda, neste momento, a administração simultânea ou em qualquer intervalo das vacinas contra a Covid-19 com as demais vacinas do calendário de vacinação do adolescente.   

Segundo o Governo do Estado, vários são os fatores podem estar interferindo nas campanhas de vacinação no estado de São Paulo, que estão atingindo índices abaixo do esperado:

-       Percepção enganosa de parte da população que as doenças desapareceram; 

-       Desconhecimento de quais vacinas fazem parte do Calendário de Vacinação; 

-       Medo da “reação pós-vacina”; 

-       Receio que o número elevado de vacinas “sobrecarreguem” o sistema imunológico; 

-       Falta de tempo dos pais para levar ao posto de vacinação para atualização do esquema vacinal; 

-       “Fake news” de que as vacinas não são seguras e não protegem adequadamente as pessoas vacinadas; 

-       Falsa sensação de segurança, pois muitas doenças imunopreveníveis já não ocorrem devido as elevadas Campanhas de Vacinação;

-       Falsas informações sobre as vacinas como a ausência de efetividade e eventos adversos; 

-       Com a pandemia pelo Coronavírus, muitas crianças deixaram que comparecer nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para serem vacinadas;

A Prefeitura de Agudos ressalta que a vacinação de crianças e adolescentes é de extrema necessidade e que os pais devem acompanhar de perto a situação vacinal de seus filhos, e em caso de dúvidas procurar a unidade de saúde mais próxima.

712 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de AGUDOS - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.