Agudos, terça-feira, 07 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3262-8500

Saúde - Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021

Agudos inicia a aplicação da dose adicional para os maiores de 18 anos

Intervalo para a aplicação da dose também foi reduzido para cinco meses; imunização da dose adicional começou nesta quinta (18/11)

Agudos inicia a aplicação da dose adicional para os maiores de 18 anos

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos iniciou nesta quinta-feira (18/11) a vacinação em dose adicional contra a Covid-19 para maiores de 18 anos. A nova orientação do Plano Estadual de Imunização (PEI) segue a diretriz do Programa Nacional de Imunização (PNI) e vale para todas as pessoas que tomaram as duas doses há pelo menos cinco meses, ou seja, quem completou seu ciclo vacinação até o mês de junho.

A dose adicional era recomendada apenas a quem tinha mais de 60 anos de idade, aos profissionais da saúde e imunossuprimidos, com um intervalo de seis meses. Com a mudança, todas as pessoas com 18 anos ou mais já estão aptas a receber a dose adicional do imunizante contra a COVID-19.

Importante destacar que os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta estratégia vacinal. Assim, em São Paulo o imunizante para a dose de reforço será aquele que estiver disponível no posto de vacinação: Pfizer, Coronavac e até mesmo Astrazeneca.

O prefeito Fernando Octaviani pede a colaboração e atenção dos munícipes em relação aos prazos e mudanças no intervalo entre as doses. “Com essas mudanças em prazos e intervalos, é necessário que cada pessoa esteja atenta ao seu ciclo vacinal. Nós já conseguimos melhorar muito a situação sanitária do nosso município após o início da vacinação e temos agora a necessidade de completar o ciclo vacinal de toda a população”, disse.