Saúde - Segunda-feira, 10 de Janeiro de 2022

Prefeitura de Agudos reabriu o Centro Covid-19 nesta segunda-feira (10/01)

Medida foi tomada após aumento no número de casos de coronavírus e gripe

Prefeitura de Agudos reabriu o Centro Covid-19 nesta segunda-feira (10/01)

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Agudos reabriu nesta segunda-feira (10/01) o Centro Covid-19. A unidade é utilizada para o atendimento de pessoas com suspeita de coronavírus ou com síndrome gripal.

O centro havia sido fechado em outubro do ano passado em função da baixa procura por atendimento. Naquela ocasião, os pacientes haviam sido direcionados para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Com a nova onda de casos, o município reabriu a unidade, que oferece testagem para a Covid-19, com capacidade diária de 70 exames. A unidade funcionará com 2 médicos e com horário das 7h às 17h, porém, a coleta de exames é feita apenas no período da manhã, uma vez que o Instituto Adolfo Lutz só recebe as amostras até às 15h.

“Passamos alguns meses em uma calmaria muito satisfatória, o comércio reativou, todo mundo voltou a ter vida social. Porém, agora os casos voltaram a aparecer e com um grande agravante: a gripe está associada. Então precisamos reforçar os cuidados de higiene e o distanciamento social”, disse o Secretário de Saúde Dr. Carlos Thirone.

O prefeito Fernando Octaviani afirma que todas as medidas necessárias para controlar a contaminação no município serão tomadas e que a reabertura do Centro Covid-19 é uma delas. Ele também recomendou a vacinação.

“Ao perceber o aumento no número de casos determinei o imediato retorno da divulgação do boletim epidemiológico de segunda a sexta para que a população conheça os números e consiga acompanhar a circulação do vírus no município. Também determinamos a reabertura do centro para atender aqueles que precisarem. Reforço aqui a necessidade de que todas as pessoas estejam vacinadas contra a Covid-19. Mesmo que o paciente seja infectado, quando vacinado, os sintomas são menores e o risco de internação também”, disse Fernando.

O Centro Covid-19 fica na avenida Benedito Otoni, n. 209, no antigo Pronto Socorro Municipal, prédio anexo ao Hospital de Agudos.

Em caso de sintomas, onde devo ir?

• Sintoms leves: o paciente deve procurar o Centro Covid-19. O horário de funcionamento é das 7h às 17h e os exames são feitos apenas no período da manhã, uma vez que é apenas neste período em que o Instituto Adolfo Lutz – responsável pelos exames -, recebe as amostras.

• Sintomas graves: como falta de ar e febre constante e muito alta, o paciente deve procurar a UPA. A prefeitura ressalta que na UPA não há mais a realização de exames para Covid-19.