Educação - Quinta-feira, 07 de Maio de 2015

​Emef Coronel Leite inicia projeto fanfarra e jogos educativos

O início das atividades marca a parceria com o MEC através dos programas Mais Educação e Dinheiro Direto na Conta

​Emef Coronel Leite inicia projeto fanfarra e jogos educativos

A Escola Municipal de Educação Fundamental Coronel Leite apresenta novas atividades na grade curricular. Através de parceria com o Ministério da Educação nos programas Mais Educação e Dinheiro Direto na Conta, que visam aumentar o tempo de permanência dos alunos na escola e oferecer novas atividades culturais que estimulem o aprendizado e enriqueçam o desenvolvimento dos menores, as crianças receberam a sala de jogos e equipamentos para a fanfarra.

O objetivo da implantação da fanfarra é proporcionar aprendizado cívico e cultural, além de desenvolver a coordenação motora e lateralidade, agilidade, velocidade, disciplina, concentração e despertar através da música, a capacidade de interação, estimulando a integração com os demais.

Enquanto isso,​os​ Jogos​ Educativos​ propõe​m​ desenvolver nos alunos lições valiosas que serão levadas para a vida no convívio social. “Através das atividades feitas ​com os Jogos, vamos motivar o aluno a ter paciência e saber esperar sua vez para jogar. Além disso, vamos propor atividades que exercitem a diplomacia no contato com os amigos e que estimulem a concentração, prestando atenção em suas atitudes. Sem contar que o jogo ensina que a criança desenvolva responsabilidade no cuidado com as regras do jogo e cuidado com o material utilizado”, comenta a diretora da unidade de ensino Rosangela Brito de Mattos.

A proposta pedagógica da escola busca inserir o jogo de xadrez no currículo escolar, fazendo parte do processo de ensino aprendizagem, preparando o aluno para lidar com situações que exigem raciocínio rápido, desenvolvendo a capacidade de aceitar a consequência de suas escolhas, sendo elas positivas ou negativas. “Nosso maior objetivo é formar cidadãos íntegros através de atividades lúdicas”, encerra Rosangela.​