Saúde - Sexta-feira, 13 de Maio de 2022

Prefeitura promove dedetização contra pragas urbanas

Período é propício para o aparecimento de animais peçonhentos; cuidados com o quintal são fundamentais

A Prefeitura de Agudos, através da Secretaria de Saúde e Vias Públicas, está intensificando ações de combate às pragas urbanas, promovendo orientações aos munícipes, limpeza de terrenos, poda de árvores e dedetização nas bocas de lobo e áreas de risco de aparecimento de pragas urbanas.

Nesta semana os agentes visitaram regiões onde há relatos de moradores sobre o aparecimento de escorpiões. As dedetizações ocorreram nos bairros Santa Angelina, Santa Cecília, Professor Simões e Centro, com foco nas bocas de lobo, onde há maior ocorrência desses animais. A ação também foi feita nos arredores das escolas de cada bairro e do Clim (Centro de Lazer Infantil Municipal), onde há maior fluxo de crianças.

Os escorpiões são animais venenosos que podem entrar facilmente nas moradias e causar graves problemas para a saúde humana. O veneno de algumas espécies pode ser fatal.

Eles se proliferam nas frestas das pedras, barrancos, em paredes e muros mal rebocados, madeira empilhada, entulhos, ralos e forros e gostam muito de umidade, pouca luz e alimentam-se de insetos.

Por isso é necessário que os moradores estejam atentos aos cuidados para impedir que esses animais estejam presentes nos quintais ou adentrem às residências.

Mesmo no período de frio a população deve permanecer em alerta, mantendo casas e quintais limpos para evitar acidentes com escorpiões. A limpeza do ambiente e a adoção de hábitos simples são fundamentais para prevenir essas ocorrências.

A forma mais adequada de se evitar o aparecimento de escorpiões nas residências é evitar o acúmulo de lixo e entulho, principalmente aqueles que possam atrair baratas e servir de abrigo para o escorpião. Telar ralos e vedar frestas de pisos e paredes também são medidas importantes.

O que fazer em caso de acidente?

Em casos de acidentes com animais peçonhentos a recomendação é ir imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. Se possível, uma foto ou captura para identificação da espécie, permitindo assim uma avaliação mais eficaz sobre a gravidade do acidente.

A Prefeitura informa que as equipes de Controle de Vetores e Vigilância Sanitária atendem inúmeras chamadas por mês para combater a presença de escorpiões nas casas e orientar moradores sobre prevenção.

Quando alguém encontra um escorpião, deve tomar cuidado e tentar prendê-lo com um vaso, vidro ou balde, sempre com segurança, pois, eles são muito rápidos. Quando o animal estiver preso o Setor de Controle de Vetores deve ser notificado.

Em caso de dúvidas ou para obter mais informações, ligue: (14) 3262-0717 ou 3262-0719.

Medidas Preventivas:

- Manter limpos quintais e jardins, não acumular folhas secas e lixo domiciliar;

- Acondicionar lixo domiciliar em sacos plásticos ou em outros recipientes apropriados e fechados;

- Não jogar lixo em terrenos baldios;

- Limpar terrenos baldios situados próximos a imóveis habitados;

- Eliminar as fontes de alimentos para escorpiões (baratas principalmente, e outras infestações de pequenos invertebrados);

- Evitar a formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como locais com entulho, lenha e superfícies com frestas e sem revestimento;

- Preservar os predadores naturais dos escorpiões, especialmente as aves de hábito noturno como as corujas, gansos; quatis, lagartixas, lagartos e sapos;

- Evitar queimadas em terrenos, pois desalojam os escorpiões;

- Remover folhagens e trepadeiras junto às paredes externas de locais que possuam ocorrências do animal;

- Manter fossas sépticas e caixas de gordura bem vedadas, para evitar a passagem de escorpiões e baratas;

- Vedar frestas, buracos em paredes, assoalhos, forros e rodapés, assim como prestar atenção em soleiras de portas e fechar com rolos de areia ou rodos de borracha;

- Colocar tela nos ralos ou trocar por escamoteáveis (que possuem sistema de fechamento);

- Manter todos os pontos de energia e telefone devidamente vedados;

- Observar com cuidado panos de chão e roupas antes de apanhá-los;

- Observar com cuidado roupas e calçados, sacudindo-os antes de calçá-los ou vesti-los;

- Examinar roupas de cama e banho antes de usá-las;

- Mantenha camas e berços afastados das paredes.